Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cinema

investimento alto

Produtoras se unem para gravar cinco filmes em Cuiabá nas próximas semanas

Foto: Da Assessoria

Produtoras se unem para gravar cinco filmes em Cuiabá nas próximas semanas
Três produtoras de cinema se uniram para realizar cinco curtas-metragens nas próximas semanas em Cuiabá. O ‘box de produção’ formado tem o objetivo de otimizar a contratação de equipamentos de ponta para cinema e de mão de obra qualificada.

Leia também:
Mostra em Cuiabá exibe filmes fundamentais do principal diretor japonês
 
Duzentas e cinquenta pessoas vão trabalhar diretamente nessas produções, e sessenta indiretamente. No total, o investimento é de R$650 mil, contando com a hospedagem, alimentação e combustível para produtores, atores e equipe técnica. Dos trabalhadores, 180 são figurantes, 30 são atores profissionais e 40 são técnicos em cinema.
 
Dentre os filmes produzidos estão produções de variados temas. ‘Teodora quer dançar’, da roteirista Samantha Col Debella, por exemplo, se baseia na lenda da mulher mascarada que aparecia nos bailes do antigo Clube Feminino, mas de forma mais atual. “O enredo de Teodora foi trazido para os dias atuais e o cenário passa a ser um dos points da cidade: a Praça da Mandioca. A lenda moderna continua permeando os temas amor e morte, mas o filme tem como eixo dramático a história de como o amor pode ser sublime e assustador ao mesmo tempo.”
 
‘Alma Negra’, outro filme, conta a história de Emylly, uma garota de 17 anos que vive com dois irmãos mais novos e o filho recém-nascido na periferia. “O filme visa impactar a ficção com a realidade à qual muitas vezes fechamos os olhos. É um filme dramático, cru e realista, com a pretensão de incomodar o público e fazê-lo pensar no tema essencial da história: o quanto a falta de estrutura familiar alimenta o ciclo da miséria”, conta a roteirista Caru Roelis.
 
Severino Neto e Rafael de Carvalho são os responsáveis pelo curta ‘Juba’. “Um filme sensível que se concentra nos sonhos e dramas vividos por jovens artistas de rua, agravados pela maternidade precoce e suas difíceis escolhas pela sobrevivência", conta o primeiro.
 
De Felippy Damian e Angela Coradini, ‘Ciranda’ fala sobre questões de gênero e orientação sexual. “É a busca pela realização do desejo e do afeto contada por histórias que não querem cair numa sistematização maniqueísta de bons e maus, certos e errados”, explicam.
 
‘Aquele disco da Gal’, por fim, fala sobre as pessoas e suas mudanças durante a vida. “Mariana e Henrique se separam e a filha, Nathália, resolve viver com o pai. Os dois dividem o cotidiano e tem uma intimidade que incomoda. Pai e filha reinventam-se após o divórcio, mas nem tudo é o que parece ser”, antecipam os criadores da história, Juliana Curvo e Diego Baraldi.
 
Para além destes cinco filmes, no segundo semestre ainda serão produzidos o telefilme
“Quem tem medo de Luciene Carvalho?”, de Juliana Curvo, com co-direção de Marcelo Biss, e o longa-metragem de ficção “A Batalha de Shangri-lá”, de Severino Neto. 
 
De acordo com a produtora executiva dos cinco projetos, Bárbara Varela, a iniciativa é inédita. “O box de produção possibilitou que trouxéssemos para Cuiabá o que existe de melhor em tecnologia, câmeras de ponta, como a Arri Amira, lentes de cinema, luz e demais equipamentos. É o sonho de todo produtor. Todas essas produções hoje são possíveis graças a um coletivo de roteiristas, diretores e produtores que se uniram há dois anos com o objetivo de fazer cinema e produções audiovisuais”, comemora.
 
Nos cinco filmes, mais de 80% do corpo técnico é formado por profissionais de Mato Grosso, sendo que a coordenação de produção é de Paulo Afonso Nogueira. Bábara afirma que este estímulo ao audiovisual é fundamental para o desenvolvimento do cinema no estado. “Os editais lançados pela Secretaria de Estado de Cultura garantiram investimento no audiovisual com qualidade nos roteiros e na produção dos filmes. Isso reforça como o poder público pode e deve estimular a cadeia produtiva”, lembra. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet