Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

você está aqui

Exposição de fotografias 'extra-pauta' de Rai Reis começa nesta quinta-feira em Cuiabá

Foto: Wers Gravaluz

Rai Reis em sua exposição

Rai Reis em sua exposição

Vinte e três obras compõem a exposição fotográfica “Você está aqui”, de Rai Reis, que abre as portas na próxima quinta-feira (1) na galeria Arto, em Cuiabá, e fica até o dia 15 de julho. A mostra foi feita com imagens clicadas nos últimos três anos em momentos ‘extra-pauta’ do artista.

Leia também:
Artista Plástico mato-grossense e grafiteiro paulista representam Brasil em exposição na Austrália

Rai Reis fez seu primeiro curso de fotografia no Senac, aos dezoito anos, enquanto estudava história na UFMT. Tempos depois, começou a trabalhar como fotojornalista, e ficou nas redações durante dez anos. De lá partiu para a publicidade e abriu o próprio Studio.

Entre um ‘freela’ e outro, ele sempre gostou de fotografar a natureza. “Quando o Carlinhos, dono da galeria, me convidou para fazer uma exposição, eu até pensei que não tinha material”, confessa. “Tenho muita coisa de cultura e cidades, mas aquilo era lugar-comum pra mim. Foi então que eu comecei a vasculhar meus arquivos e vi que as imagens tinham uma congruência, uma narrativa”.

Rai encontrou em seu trabalho expressões dos elementos água, fogo e terra. Apesar de não ter planejado nenhuma daquelas fotos, elas tinham relação entre si. “A gente sempre fotografa nosso inconsciente, o que temos na cabeça. Por isso, mesmo que eu não tenha feito por querer, as fotos têm a mesma ideia”.

A justificativa, segundo ele, é de que a natureza sempre o encantou. “Eu olho praquela árvore [da Baía de Chacororé] e sinto muita paz. Quando coloco o olho no buraquinho da máquina esqueço todos os meus problemas, e acho que eu consigo passar isso por meio da imagem”.

Decoração

Desde que abriu seu Studio, Rai Reis percebeu que a fotografia usada como obra de arte para decoração é uma tendência dos últimos anos. “Aquela fotografia convencional, de evento, está acabando. Hoje com os celulares qualquer um tira uma foto”.


Foto de Rai Reis usada em decoração de ambientes 

A forma encontrada para sobreviver fazendo o que ama, então, foi vender suas obras para enfeitar paredes. “Ela tem um custo-benefício maior do que o dos quadros, porque eles são mais caros”, explica. “E também é diferente porque você coloca o preço no seu trabalho. Na publicidade, por exemplo, a agência faz três, quatro orçamentos e coloca a proposta lá embaixo. Aqui não”.

Por este motivo, todas as obras da exposição ‘Você está aqui’ estarão à venda. O preço médio é de R$2,5 mil. A mostra tem curadoria de Luiz Marchetti.

Serviço

Exposição ‘Você está aqui’ – Rai Reis
Abertura: Quinta, 1 - 19h
Visitação: de 2 de junho a 15 de julho
Segunda a sexta: das 9h às 12h e das 15h às 19h
Sábados: das 9h às 12h
Visita agendada: (65) 99202-1164 

Para conhecer mais sobre o trabalho de Rai Reis: INSTAGRAM / (65) 99982-4290
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet