Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Coach Iracema Irigaray

olhares a partir do coaching

Leia a coluna de Iracema Irigaray: O amor e o ambiente de trabalho

Leia a coluna de Iracema Irigaray: O amor e o ambiente de trabalho
Você já leu o livro O Monge e o Executivo? Se não leu, leia. Como hoje é dia dos namorados optei por falar de amor no ambiente profissional também. Neste livro James Hunter descreve dentre muitos conceitos, a diferença entre liderar e gerenciar.

“...Com a experiência de anos, descobrimos que Gerentes focam em resultados, comandam, expressam suas opiniões e, em geral, são seguidos porque são chefes. Líderes, por sua vez, buscam atingir seus resultados por meio das pessoas, inspiram, ajudam a formar opiniões e são seguidos porque acreditamos neles. Líderes são iniciadores, influenciadores, motivadores e SERVIDORES.

São características que fazem muita diferença dentro das Organizações. Nós deparamos com uma nova tendência de liderança que certamente será o modelo mais utilizado nas próximas décadas, a liderança servidora. Esse modelo vem ganhando força a cada dia nas organizações e na vida de executivos de alta direção das mais variadas empresas.

O maior propósito dessa liderança é ajudar a sua equipe a se desenvolver, é estar mais preocupado em servir os seus liderados, do que apenas dar ordens. É aquele que percebe que o seu sucesso depende diretamente de sua equipe. Pensando e agindo assim, recebe mais retornos que os outros tipos de liderança. É colocar seus liderados como item principal de suas preocupações....”

É o que ele chama de ‘amor em ação’ e ‘amor ágape’, eles são  sinônimos de liderança e significa como nos comportamos e não como nos sentimos. De acordo com o livro, é um amor incondicional, baseado na paciência, bondade, humildade, respeito, abnegação, perdão, honestidade e compromisso.

Quão presente estão essas palavras no seu ambiente organizacional? Os tempos estão mudando, o salário é importante, mas tão importante ou mais é o ambiente de trabalho, ser tratado com respeito, incentivado a se desenvolver, ter oportunidades de crescimento e ser visto (reconhecimento). Isso também é amor e precisa ser cultivado. O que você vai fazer para demonstrar esse amor HOJE? 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet