Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Literatura

andanças

Livro que compila reportagens feitas em Mato Grosso nos últimos dez anos é lançado esta semana

Foto: Divulgação

Livro que compila reportagens feitas em Mato Grosso nos últimos dez anos é lançado esta semana
Um compilado de reportagens feitas de norte a sul de Mato Grosso nos últimos dez anos, pelo jornalista Rodrigo Vargas e o fotógrafo José Medeiros resultou no livro ‘Andanças: reportagens pelos confins de Mato Grosso’, que será lançado na próxima quarta-feira (14), no salão social do Sesc Arsenal.

Leia também:
Clóvis Matos e seu projeto 'Inclusão Literária' são destaques na Folha de São Paulo

Dentre as muitas histórias contadas estão as do Araguaia de Casaldáliga, dos seringueiros do Rio Guariba, dos índios Julá Paré e dos migrantes japoneses. “Mato Grosso, com sua diversidade de povos, culturas e cenários, segue sendo um espaço raro para o jornalismo. É fundamental, porém, colocar o pé na estrada”, afirma o jornalista Rodrigo Vargas.

As andanças dos repórteres foram feitas tanto de carro quanto a pé, de barco e de avião. Do Pantanal à Floresta Amazônica, as histórias encontradas eram surpreendentes.

“Sempre tive o espírito inquieto, ávido por estas reportagens especiais”, explica o fotojornalista José Medeiros. “Começei essa busca com os jornalistas Joanice Pierini e Rubens Valente, antes de me aventurar com Rodrigo Vargas, para o jornal Diário de Cuiabá nos confins de Mato Grosso, em algumas das reportagens agora registradas neste livro,” explica o autor.

O prefácio do livro é assinado pelo jornalista e escritor Rubens Valente, autor dos livros-reportagens “Operação Banqueiro” e “Os fuzis e as flechas”. “Poucos jornalistas hoje em atividade no Brasil conhecem tanto os desvãos de Mato Grosso, e deles sabem extrair suas histórias mais guardadas, quanto Rodrigo Vargas e José Medeiros, que nos brindam com este formidável livro”.

Já a edição ficou nas mãos da também jornalista Maria Teresa Carrión Carracedo, da Entrelinhas. “Abraçamos o projeto de publicar este livro não só pela proposta de dois jornalistas apaixonados pelo seu ofício e interessados em fazer a diferença neste mundo mesmo enfrentando todas as adversidades, mas também porque acreditamos na força do jornalismo literário, aquele que se aproxima da arte da literatura”, afirma. “Mato Grosso é um território extraordinário para quem deseja se dedicar a um jornalismo de profundidade, uma literatura da realidade ou literatura não-ficcional. Estamos falando aqui de um jornalismo revelador, que vai muito além das notícias do dia a dia e mostra a realidade sob uma nova perspectiva. Ele exige abordagens mais criativas e se utiliza de técnicas das narrativas jornalística e literária. Precisamos que os veículos de comunicação abram espaços e invistam neste jornalismo de uma realidade subjacente que pode culminar com a publicação de livros tão importantes para a sociedade quanto deliciosos de ler”, acrescenta.

A publicação tem apoio institucional do governo de Mato Grosso.
 
Serviço
 
Lançamento do livro “Andanças: reportagens pelos confins de Mato Grosso”, de Rodrigo Vargas e José Medeiros, pela Entrelinhas Editora
Livro em capa dura, policromia total em papel couche, 208 páginas
Local: Salão Social do Sesc Arsenal
Data: 14 de junho de 2017, quarta-feira, a partir das 20 horas
Valor do investimento: R$ 50,00, no lançamento
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet