Olhar Conceito

Terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Notícias / Saúde e Beleza

Dentista que atende pelo SUS é especialista em traumas da face e doutoranda pela USP

Da Redação - Fabiana Mendes

01 Set 2017 - 17:25

Foto: Reprodução

Dentista que atende pelo SUS é especialista em traumas da face e doutoranda pela USP
Se engana quem pensa que os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) possuem poucas qualificações. A exemplo disso é uma das plantonistas do Pronto-Socorro Municipal (PSM) de Cuiabá, a cirurgiã dentista Ana Paula Barbosa que realiza atendimentos na área de cirurgia buco-maxilo-facial. Ela é mestre em traumas da face e doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP). Os pacientes atendidos por ela são diversos, porém os casos mais comuns são de pessoas que sofrem acidentes de moto e acabam com algum tipo de lesão na parte da face, como deslocamento de mandíbula, deformidades estéticas na boca, dentes, maxilar e face.

Leia Mais: 
Cirurgiã dentista fala sobre como e porque usar o fio dental regularmente

Com 17 anos de carreira, Ana Paula conversou com Olhar Conceito e contou que concluiu sua graduação em odontologia no ano de 1999, mas nunca pensou em parar de estudar. No mesmo ano fez prova em várias instituições para Residência em Cirurgia Buco-maxilo-facial, mas foi na cidade de Campinas, em São Paulo que ela foi aprovada.  Foram três anos até a conclusão, mas ela não parou por ai. Foram outros três anos se especializando em ortodontia.
 
Em 2013 a cuiabana deu início a outra qualificação, um mestrado na Universidade de Cuiabá (Unic) em Ciência Odontológicas. No qual realizou uma análise estatística dos traumas faciais. O campo de pesquisa escolhido foi o PSM de Cuiabá, local que a cirurgiã trabalha. Durante esta pesquisa, ela chegou à conclusão que 52% dos pacientes atendidos são do interior do Estado. Outro ponto observado foi que grande parte dos pacientes com traumas faciais são decorrentes de acidentes envolvendo motociclistas.
 
No ano de 2015 quando concluiu o mestrado, ela iniciou o doutorado na Universidade de São Paulo (USP), onde reside atualmente. Na ocasião, ela acabou trabalhando na cidade onde deverá concluir a qualificação neste ano. Outro grande aprendizado para a carreira de Ana Paula é um Fellowship em 2010 em Cirurgia Ortognática e Implantes dentários que foi realizado na Bélgica.
 
 
ATENDIMENTO DIFERENCIADO
 
Com muita dedicação aos pacientes bucomaxilofaciais e ortodontia, a especialista é conhecida principalmente pelos resultados na devolução do sorriso, por meio das técnicas mais eficazes e atuais, respeitando a individualidade de cada paciente. “É uma grande realização quando os pacientes ficam felizes com o resultado do procedimento. A paciente fica bem e eu melhor ainda”, explica.
 
CONCILIAÇÕES
 
Durante a sua carreira, Ana Paula se tornou mãe. Atualmente a sua filha já tem seis anos, porém conciliar a maternidade com o trabalho e estudos nunca foi fácil. Ela conta que uma grande aliada foi sua mãe. “Minha mãe mora comigo foi que sempre me ajudou e me deu um grande suporte”, conta.
 
ATUAÇÕES
 
Além de ser plantonista no PSM, Ana Paula é Preceptora (Professora universitária)  de residência Cirurgia Buco-maxilo-facial no Hospital Universitário (HGU) aos alunos da Unic. Atende há 15 anos em um consultório juntamente com outros três dentistas especialistas em endodontia, prótese dentária e clinico geral. No local também são realizadas cirurgias ortognáticas, procedimento indicado para pacientes com mordidas improprias ou posicionadas incorretamente. A dentista também atende na cidade de São Paulo.
 
PLANOS FUTUROS
 
Após a conclusão de seu Doutorado, a especialista pretende voltar a capital cuiabana para continuar os trabalhos em seu consultório e ampliar os horários de atendimento. Ela também não pretende deixar a sala de aula. 

Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet