Olhar Conceito

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Notícias | Cinema

reconhecimento

Após ser exibido no Chile e Colômbia, filme feito em MT ganha prêmio de 'Melhor Documentário' em festival

Após ser exibido no Chile e Colômbia, filme feito em MT ganha prêmio de 'Melhor Documentário' em festival
Um filme feito em Barra do Garças, que relata dois rituais dos indígenas da etnia Xavante da aldeia Namunkurá, foi escolhido o ‘Melhor Documentário’ na 15ª edição do Cineamazônia - Festival Latino-Americano de Cinema Ambiental, que aconteceu em Porto Velho, capital de Rondônia, dos dias 17 a 21 de outubro deste ano. Além deste prêmio, “Xavante: Memória, Cultura e Resistência” também levou o título de melhor trilha sonora e melhor montagem.

Leia também:
'Viajo porque preciso, volto porque te amo' é o penúltimo filme do Encontros com Cinema deste mês

De acordo com a assessoria, a obra foi feita em parceria com os indígenas, e apresenta os rituais Wapté Mnhõhõ, que marca a passagem do jovem Xavante para a vida adulta; e o Wai'á rini (Darini), um rito espiritual que envolve o sacrifício do corpo para obter o poder da cura.

Para ser realizado, o filme contou com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFMT, da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, através do Prêmio Tradições/MT, e foi gerido por uma ação de extensão desenvolvida pelo Núcleo de Produção Digital, câmpus Araguaia. "O filme foi construído coletivamente. Além da equipe da UFMT, contou com a participação de professores indígenas, anciãos e jovens que participaram de uma oficina de formação audiovisual na aldeia", afirmou o diretor, professor Gilson Costa.

O documentário foi finalizado em 2015, e desde então já teve muito reconhecimento. Em outubro de 2017, foi exibido também no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Alternativo Comunitário Ojo al Sancocho, em Bogotá, na Colômbia, e no Festival Internacional de Cinema Indígena de Wallmapu (FICWALLMAPU), em Temuco, no Chile. Em abril deste mesmo ano, recebeu o prêmio de melhor pesquisa na Mostra SESC de Cinema de Mato Grosso, e no mês de maio foi exibido na Mostra Latitude 15 de filmes mato-grossenses, em Cuiabá.  
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet