Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Música

final de semana

Grupo de percussão participa de concerto 'Carmina Burana' no teatro da UFMT

Foto: Reprodução / Ilustração

Grupo de percussão participa de concerto 'Carmina Burana' no teatro da UFMT
O grupo de percussão ‘re[Percute]’, fundado há dois anos, fará uma participação especial no concerto ‘Carmina Burana’, que acontece no teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) nesta sexta (8) e sábado (9). Os ingressos são beneficentes e podem ser adquiridos por dois litros de leite cada, a partir da próxima quarta-feira (6), na própria bilheteria do local.

Leia também:
Corais e grupo musical da UFMT irão participar da abertura do tradicional Presépio de Natal em Cuiabá
 
‘[re]Percute UFMT’ foi idealizado pelo percussionista Zeca Lacerda, e hoje envolve membros da comunidade acadêmica, promove a percussão de câmara e busca formar uma plateia para a música contemporânea no estado.
 
Zeca já trabalhou e estreou obras de compositores como Bob Becker, Christian Wolff, Elliott Sharp, George Lewis, Gabriela Ortiz, James Romig, Jeff Herriott, John L. Adams, Lewis Nielson, Roberto Victorio, Thomas DeLio, Steve Reich, Stuart Saunders Smith e outros. É doutor em música contemporânea pela Bowling Green State University, mestre em Percussão pela University of Miami e bacharel em Percussão pela Universidade Federal de Santa Maria (RS).
 
Em seu currículo estão também a Orquestra Sinfônica Brasileira e Orquestra Petrobras Sinfônica. Na UFMT, ele dá aulas e fundou o grupo re[Percute], que recentemente foi contemplado pelo edital Circula MT, da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC).
 
“A interação, a dedicação, a entrega e o constante desenvolvimento são os motes da equipe. Juntos, temos viajado com o espetáculo [re]Percutindo Mato Grosso que contempla obras contemporâneas para instrumentos não convencionais de percussão. Em cada cidade que que passamos, oferecemos oficinas para escolas”, conta Zeca.
 
As apresentações no teatro da UFMT acotnecem às 20h, os ingressos podem ser adquiridos por dois litros de leite cada, a partir de quarta-feira (6), na bilheteria do Teatro, em horário comercial. Os alimentos arrecadados serão doados à Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACC-MT) e ao Centro de Pastoral para Migrantes de Cuiabá.
 
De acordo com a assessoria, no início de 2018 o grupo vai, também, gravar um álbum com participações de compositores locais e estrangeiros. “O CD será disponibilizando gratuitamente online e constituirá um importante marco na música de contemporânea de concerto de Mato Grosso. Todas as obras a serem gravadas são inéditas, compostas exclusivamente para o [re]Percute UFMT”, finaliza o músico. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet