Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Música

ERUDITO COM ROCK

Concerto celebra 47 anos da UFMT e 20 anos de carreira do maestro Fabricio Carvalho

Foto: Reprodução

Concerto celebra 47 anos da UFMT e 20 anos de carreira do maestro Fabricio Carvalho
A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (OSUFMT) se apresenta neste domingo (10) sob a regência do maestro Fabricio Carvalho, para concerto de fim de ano, a partir das 18 horas, no estacionamento da instituição de ensino (próximo ao Restaurante Universitário). A entrada é gratuita.

Leia mais:
Grupo de percussão participa de concerto 'Carmina Burana' no teatro da UFMT


A ocasião marca os 47 anos da UFMT e os 20 anos de carreira do maestro Fabricio Carvalho, trazendo programa que narra a trajetória do artista entrelaçada a musicografia mato-grossense e a sinfônica.

O repertório do concerto perpassa por diversas fases destas duas décadas, dividido em temas: “O mundo Erudito”, “Grandes Clássicos do Cinema”, “As grandes canções e as mulheres”, “O Rock Sinfônico” e “Mato Grosso e o Mundo”.

Para a ocasião, Fabricio convidou artistas importantes em sua trajetória e da Orquestra, como o spalla Yllen Almeida; Priscila Carvalho, cantora e que já atuou como violinista da Orquestra Sinfônica; Helen Campos, professora do bacharelado em Canto da UFMT; os compositores, arranjadores e produtores Pescuma e Claudinho; Raphael Koury, cantor e instrumentista; Johnny Everson, primeiro parceiro musical do maestro Fabrício Carvalho; Edmilson Maciel, diretor musical do Grupo Flor Ribeirinha e fundador da Banda Terra e o Instituto Flauta Mágica.

O tema “O Mundo Erudito” traz Finlândia, de Jean Sibelius, e a Abertura da ópera “A Flauta Mágica”, de Mozart, obras apreciadas pelo maestro, de estilos e épocas diferentes.

Segundo Fabricio, a montagem profissional de uma ópera no Estado, “A Flauta Mágica”, foi, sem dúvida, seu maior desafio nesses últimos anos pela complexidade de se montar uma obra desse porte em Mato Grosso. “Uma linda e densa experiência para os músicos e para a plateia. Será emocionante reviver esta lembrança", relembrou.

Fabricio pontua que a educação se mistura a diversas ferramentas artísticas para construção da cidadania, sendo o cinema e a música importantes aliados para o avanço da humanidade.

“Grandes Clássicos do Cinema” reúne estas duas vertentes, revisitando o sucesso que foi o espetáculo “Trilhas de Cinema”, que percorreu outros municípios mato-grossenses, em dois anos de cartaz. As canções temas dos filmes E o Vento Levou, Piratas do Caribe e Armagedon integram o repertório. Piratas do Caribe traz como solista o spalla da Orquestra, o cuiabano Yllen Almeida, e I Don´t Wanna Miss  a Thing contará com a interpretação do cantor Raphael Koury.
 
No tema “As grandes canções e as mulheres”, as vozes femininas das convidadas Helen Luce Campos e Priscila Carvalho se destacam. Professora do Bacharelado em Canto na Universidade Federal de Mato Grosso, Helen Luce foi a primeira solista convidada pelo maestro em 1997. 

“Com uma refinada e apurada técnica, Helen tem a missão de capacitar os jovens cantores do estado e esteve no meu primeiro concerto oficial em 20 de julho de 1997 e cantará a mesma obra daquele dia,  Sanctuary of the Heart”, contou.

A violinista e cantora Priscila Carvalho, que atuou na Orquestra, interpretará a canção “Con te Partiró”, que recentemente dividiu com o cantor Daniel, no espetáculo às margens do Rio Cuiabá, no projeto Domingo na Orla.

“Trabalhar com solistas é outro prazer. Essa homenagem se direciona à duas cantoras que me acompanham desde sempre, Priscila Carvalho, minha irmã e Helen Luce Campos, minha primeira solista”.

“O Rock Sinfônico” evidencia uma paixão do maestro, especialmente pelas harmonias, letras e interpretação visceral. Para o maestro, uma orquestra quando se une a solistas e formações diferentes, aponta para uma tendência mundial, em que a arte acompanha a modernidade e novos caminhos.

“Quando o Scorpions, a maior banda de rock da Alemanha, e a fantástica Orquestra Filarmônica de Berlim se reuniram em concerto para tocar os maiores sucessos do grupo alemão o mundo parou para contemplar tamanha ousadia e inovação. Outras concepções semelhantes foram realizadas pelo mundo afora sempre com muito sucesso e em Cuiabá queremos mostrar o quanto a música é heterogênea, bela, de qualidade e também ampliar cada vez mais o público, alcançando aqueles que ainda não tiveram a chance de conhecer uma orquestra Sinfônica”, acrescenta Fabricio.

Neste trecho do programa, os solos ficam à cargo do  violinista Yllen Almeida, que executará “Stairway to Heaven”, de Led Zepellin; e “Smells Like Teen Spirit”, do Nirvana. “Yllen Almeida é meu spalla atual e parceiro de música há trinta anos. Meu braço direito na Orquestra, possui o mesmo compromisso com a música, a qualidade e com sua função social de ampliar horizontes à toda sociedade por meio da educação”, pontuou.      

O maestro destaca que cantar as coisas e cantos da terra é fundamental para mostrar ao mundo a capacidade e inventividade mato-grossense. Assim, “Mato Grosso e o Mundo” é uma homenagem ao Estado que o acolheu. Sempre presente nos programas da Sinfônica, a música regional, nos mais diversos ritmos, fixou raízes também na UFMT.

No repertório, Um Violeiro Toca, de Almir Sater, ganha a interpretação do músico e produtor cultural  Johnny Everson, primeiro parceiro em festivais da canção do maestro, quando ainda estudavam o primeiro grau. Na sequência, os amigos de longa data Pescuma e Claudinho se unem a Orquestra para juntos evocarem um hino da cultura cuiabana, a composição Pixé, de autoria de Moisés Martins e Pescuma. “Eles representam a qualidade da música mato-grossense. Compositores, arranjadores, produtores, dividimos o palco em diversas ocasiões”.

E para finalizar o concerto, um convite especial ao público: que todos cantem. E para realizar o feito, a Orquestra recebe reforço.  O Instituto Flauta Mágica interpreta as músicas “Romaria” junto com Pescuma e Claudinho;  e “A Paz”, esta com a participação de Edmilson Maciel. E fechando o concerto de fim de ano, uma declaração de amor a plateia: Carinhoso, de Pixinguinha.  “Quando  o público cantarola  conosco alguma música o sentimento é pleno, a música abre corações e mentes para o que há de mais importante, a sensibilidade humana, e isso pra mim é fundamental em qualquer atividade artística que desenvolvo”, finaliza o maestro.

A produção do concerto é da Universidade Federal de Mato Grosso por meio da Pró Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência e da Orquestra Sinfônica da UFMT. A Direção Executiva do espetáculo é de Fernanda Ficagna. A Direção Administrativa da Orquestra é de Rodolfo Strobel e a Direção Artística e Regência do Maestro Fabricio Carvalho.

Serviço

Quando: Domingo (10)
Horário: 18h
Onde: Campus da UFMT - Cuiabá
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet