Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Música

de graça

Expoentes da música cuiabana levam rasqueado para o centro histórico nesta quinta

Foto: Divulgação

Expoentes da música cuiabana levam rasqueado para o centro histórico nesta quinta
Os maiores expoentes do rasqueado mato-grossense se unem nesta quinta-feira (14), a partir das 18h, no centro da cidade, para mais uma edição da ‘Rua do Rasqueado’, projeto que surgiu há 20 anos e, hoje, tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura para promover a música local.

Leia também:
Secretaria de Cultura discute criação de 'Festival de Lambadão' com agentes do setor

Depois que nasceu, em 1993, o projeto da Rua do Rasqueado foi interrompido no ano seguinte, e retomado dez anos depois, quando o lambadão ganhou força. Em 2005, ele foi novamente suspenso, e voltou em 2012. Em 2015, então, houve uma edição especial realizada com o apoio da SEC, assim como a que acontece desta vez.

“Foi o projeto Rua do Rasqueado que deu alento para os músicos da Baixada Cuiabana, desenvolverem os novos ritmos, lambadão e lambadinha, expressões atualmente consagradas na noite cuiabana”, destaca Guapo, criador do projeto. De acordo com a assessoria, o lambadão estará também representado por ‘Os Originais’ e os dançarinos do grupo ‘Lambadeiros de Elite’.

Além deles, se apresentam Roberto Lucialdo, João Eloy e o pesquisador musical e incansável entusiasta da música regional, Guapo. “A Rua do Rasqueado é um projeto importante de valorização da cultura popular ao levar, para o centro da cidade, uma manifestação antes restrita aos bairros. Isso vem de encontro com as políticas públicas do atual governo focadas na democratização”, enfatiza Leandro Carvalho, secretário de Cultura.

“O projeto manteve a sua originalidade. O objetivo é valorizar o que é nosso, os músicos, a dança, a sonoridade regional. Começou com o rasqueado, depois veio o lambadão e a lambadinha, que pode ser definida como um rasqueado mais suingado. Tudo isso junto é a legítima cultura da noite cuiabana”, ressalta o criador do evento.

Desta vez, o projeto tem também apoio do Instituto Case e da Secretaria de Município de Esporte, Cultura e Turismo. A ‘Rua do Rasqueado’ acontece após as 18h na Praça Caetano Albuquerque, no Calçadão da Galdino Pimentel, no Centro Histórico de Cuiabá.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet