Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Religiosidade

Confira programação

Debaixo de chuva, festeiros iniciam celebração de São Gonçalo com procissão pelo Rio Cuiabá; veja fotos

Foto: Reprodução

Debaixo de chuva, festeiros iniciam celebração de São Gonçalo com procissão pelo Rio Cuiabá; veja fotos
As tradicionais festividades de São Gonçalo, santo que dá nome a mais antiga comunidade cuiabana, tiveram início com uma procissão pelo Rio Cuiabá, na manhã deste domingo (7). Nem a chuva insistente que cai sobre a cidade desde a madrugada, impediu que os fiéis participassem da celebração, que contou com 11 embarcações, e foi encerrada por hoje com uma missa realizada na comunidade São Gonçalo Beira Rio.

Leia mais:
Aniversário de 300 anos de São Gonçalo Beira Rio terá procissão fluvial, festival de cururu, bailes e mais

Ponto de chegada do bandeirante Pascoal Moreira Cabral, o local resguarda a essência do Estado e chega em 2018 aos seus 300 anos. Para comemorar, uma série de eventos religiosos e culturais em homenagem ao santo foi agendada. De acordo com o secretário de Cultura de Cuiabá, Francisco Vulo, a programação faz parte da proposta do prefeito, de voltar novamente o olhar dos cuiabanos para o rio, que representa a nossa história, o sentido da cidade.

A programação continua na quarta-feira (10), com uma procissão terrestre do Museu do Rio, até a Igreja de São Gonçalo, no Porto, outra região tradicional da Capital. Na quinta-feira (11), os festejos voltam à comunidade com o levantamento do mastro e festival de Cururu e continuam na sexta-feira (12) com apresentações culturais, incluindo as de grupos de Siriri.

Para o Sábado (13), uma missa campal sucedida pelo famoso chá com bolo foi marcada para às 9h. À noite, bandas locais se revezam para dar andamento à festança segue com o Baile de São Gonçalo. O último dia de celebrações, domingo (14), começa com almoço festivo às 14h e se estende pela tarde e noite com um pagode. Vuolo destaca que todos os eventos mencionados são gratuitos.

A agenda, segundo ele, completa a tríade de elementos pensados exclusivamente para a data. “Além de valorizarmos o rio, contamos com uma programação voltada aos festejos religiosos, que estão estritamente ligados à nossa cultura, nossa formação. Para completar, este ano a comunidade comemora seus 300 anos. Assim, como ela, por sua influência, também contemplamos a programação com uma passagem pelo bairro do Porto.”

O secretário agradeceu a presença das forças de segurança que garantiram a realização da procissão mesmo debaixo de chuva. “Não reclamamos da chuva, consideramos uma benção e aproveitamos para agradecer a segurança, que permitiu que tudo corresse bem”, diz. No local estiveram presentes profissionais da Marinha, equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e Polícia Ambiental. No total foram percorridos 4 km pelas águas.

São Gonçalo Beira Rio foi criada em 1718, quando bandeirantes paulistas passaram no local à procura de índios. A comunidade é famosa pelas peças de cerâmica feitas com barro retirado das margens do rio Cuiabá, e também se destaca pelas peixarias que produzem diariamente os mais deliciosos pratos típicos da culinária local, como mojica de pintado, ventrecha de pacu, e outros.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet