Olhar Conceito

Segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Notícias / Dra. Carol Jacobs - Nutrologia

Médica responde: beber sem engordar... tem como? Existe solução?

Dra. Carol Jacob

26 Jan 2018 - 15:42

Foto: Reprodução / Internet

Médica responde: beber sem engordar... tem como? Existe solução?
Pois é, uma simples noite de festa pode fazer você engordar quase 1 kg ou mais. As pessoas que consumirem mais de 5 cervejas em uma noite, ingeriram uma média de 6300 kcal nas 24 horas após o primeiro gole. Precisamos de 7700 kcal para ganhar ou perder 1 kg.

Leia também:
 Médica ensina: Em plenas férias, veja como é possível retomar sua dieta

Acha fácil? De forma alguma. Tem que entrar na dieta e malhação durante a semana toda, por conta do "SÁBADO A NOITE", comprometendo toda sua dieta da semana seguinte.

É preciso muita disciplina, foco e RESTRIÇÃO. O excesso de álcool provoca alterações metabólicas e psíquicas no organismo, impactando em suas escolhas alimentares por alimentos calóricos para compensar a perda de nutrientes causada pelos drinques.

Entre gordura, carboidrato, proteína e álcool, o corpo tem mais facilidade para usar os carboidratos  como combustível. Isso quer dizer que, com uma alimentação que restringe o carboidrato, o corpo buscará outras fontes de energia, no caso, o álcool que você ingerir.

Para você que não dispensa aquela bebidinha no final de semana, mas também  não quer exagerar, aqui vai uma dica:

Cada grama de álcool tem 7 calorias, porém a cerveja engordará bem mais, pelo fato de conter uma concentração maior de carboidratos. 

- Um chope de 300 ml tem aproximadamente 14 g de álcool e um destilado (40 a 50 ml) tem aproximadamente 12 g de álcool. Cerveja engorda com certeza, na verdade toda bebida alcoólica é rica em calorias. O grande problema da cerveja é que ela é leve, refrescante, fácil de beber e por isso, o consumo é muito maior do que quando bebemos uma dose de vodca ou Whisky, por exemplo.

- Cada taça de vinho tem em torno de 3 gramas de carboidrato, o que torna o vinho uma boa opção para um praticante de lowcarb, principalmente para pessoas que não toleram bebidas destiladas.

- Só o vinho seco branco ou tinto é lowcarb, o vinho suave é adoçado. É rico em resveratrol, polifenóis e excelentes antioxidantes, podendo ajudar a prevenir doenças relacionadas ao envelhecimento (como a inflamações crônica e as doenças crônico- degenerativas).

- Uma dose de vodca tem cerca de 70 calorias. Um excelente opção é caipirosca de frutas leves e de pouca caloria como limão, maracujá, abacaxi, morango e kiwi e feita com adoçante.

- Já o Whisky, tem 100 kcal em 1 dose de 45 g. A vantagem é deixar o gelo derreter e beber bem devagar. 
 
Não deixe de intercalar sempre um copo de água entre as bebidas. Cuidado com os petiscos que acompanham as bebidas alcoólicas, pois eles normalmente são alimentos calóricos e cheios de gordura. 

Outra dica importante é manter o treino diariamente, e intensificar no dia das festas e 1 dia após também, desta forma, conseguimos minimizar os estragos de um SÁBADO  a noite. E lembre-se... SE BEBER, NÃO DIRIJA.

*Dra. Carol Jacobs é formada em Medicina pela Faculdade do Planalto Central (UNIPLAC) em Brasília no ano de 2008. Pós-graduada em Geriatria pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e pós-graduada em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Capacitada em Nutrologia Esportiva, Suplementação alimentar do sedentário ao atleta, Nutrologia Geriátrica, Fisioendocrinologia Muscular, Ergogênicos e Obesidade.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet