Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Música

LUTO NA MÚSICA

Morre Dominguinhos, aos 72 anos; em documentário de Dewis Caldas, ele já aparentava estar muito debilitado

Foto: Reprodução/Ilustração

Morre Dominguinhos, aos 72 anos; em documentário de Dewis Caldas, ele já aparentava estar muito debilitado
O corpo do músico Dominguinhos está sendo velado desde a manhã desta quarta-feira na Assembleia Legislativa em São Paulo, onde fica até às 16 horas, depois, o corpo segue de avião para Recife. Na quinta-feira, os fãs de Pernambuco, sua terra natal, dão o último adeus. O velóri segue até a sexta-feira.

Um dos parceiros e herdeiros da arte de Gonzagão morreu nesta terça-feira (23), aos 72 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas por causadas por um câncer de pulmão.
 
Desde o ano passado ele já vinha sentindo muito os efeitos do câncer e os shows costumavam durar menos tempo que o habitual. O documentarista Dewis Caldas fez registro do concerto que Dominguinhos fez junto a outros artistas durante as comemorações do centenário de Luiz Gonzaga, em Exú (PE). Em entrevista a Caldas para o documentário "Óia Eu Aqui de Novo - Na terra de Luiza Gonzaga no ano do centenário", ele demonstrava sinais de cansaço e fez todo o show sentado.

Ao que parece, foi uma das últimas entrevistas e apresentações em palco que Dominguinhos fez, porque logo, foi internado. 

Leia: Dewis Caldas leva Luiz Gonzaga à Europa

Ao longo do tratamento, ele desenvolveu insuficiência ventricular, arritmia cardíaca e diabetes. Dominguinhos foi transferido para a capital paulista em 13 de janeiro. Antes, esteve internado por um mês em um hospital no Recife.

A ex-mulher de Dominguinhos, disse ao G1 que quando a doença foi diagnosticada, os médicos deram uma expectativa de vida de 6 a 8 meses. Dominguinhos resistiu por quase sete anos “muito felizes”, segundo Guadalupe.

Ela contou também, que fez muitas “loucuras dentro da UTI”, como levar um aparelho de som para tocar músicas dele e de artistas que Dominguinhos gostava, como Frank Sinatra.

Biografia

Considerado o sanfoneiro mais importante do país e herdeiro artístico de Luiz Gonzaga (1912-1989), José Domingos de Morais nasceu em Garanhuns, no agreste de Pernambuco. Conheceu Luiz Gonzaga com 8 anos. Aos 13 anos, morando no Rio, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou como herdeiro artístico.

Instrumentista, cantor e compositor, Dominguinhos ganhou em 2002 o Grammy Latino com o “CD Chegando de Mansinho”. Ao longo da carreira, fez parcerias de sucesso com músicos como Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia e Djavan.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet