Olhar Conceito

Notícias / Dra. Carol Jacobs - Nutrologia

Médica dá dicas de como recuperar os exageros do carnaval

Dra. Carol Jacobs

15 Fev 2018 - 11:00

Médica dá dicas de como recuperar os exageros do carnaval
Após o Carnaval, você se lembra que curtiu muito todos esses dias, mas esqueceu de uma coisa muito importante: de se alimentar adequadamente.

Leia também:
Médica responde: beber sem engordar... tem como? Existe solução?

Foram vários dias de folia, festas, noites mal dormidas, até não dormidas; ingestão de bebida alcóolica exagerada, comida gordurosa... agora é hora de recuperar toda a energia perdida, inclusive vitaminas, minerais e a hidratação que foi completamente inadequada.

Durante o período de festas, você deveria ter se alimentado melhor do que no seu dia a dia, mas não fez. O constante movimento do seu corpo, exige igual ou até mais do que em épocas de grandes treinos.

O esforço físico exagerado, pode diminuir sua imunidade consideravelmente, e agora, após o carnaval, iniciar uma série de infecções, principalmente infecções respiratórias, urinárias, herpes simples entre outras.

Segue algumas dicas para colocar seu corpo em ordem e melhorar sua imunidade:

- Coloque seu sono em dia urgente. A privação do sono afeta sua imunidade e você precisará de cerca de 3 a 5 dias de sono adequado (de 6 a 8 horas noturnas) para recuperar sua imunidade.

- A hidratação neste período de pós-festa é muito importante, para ajudar a aliviar os efeitos colaterais dos exageros, principalmente da bebida alcoólica, que são as dores de cabeça, desidratação, inchaço e falta de energia. O álcool desidrata seu corpo, portanto, sua hidratação na próxima semana necessitará de cuidados maiores. Tome muita água, chás e suco de frutas. Água de coco é uma excelente fonte de hidratação, repõe os eletrólitos perdidos pelo suor, evita a fadiga muscular, por ser fonte de magnésio e potássio.
 
- Beber chás, como chá verde, branco, carqueja, apresentam propriedades protetoras para o estômago e fígado, ou o chá de boldo, que facilita a digestão e ajuda na recuperação do fígado.

- NÃO FAÇA DIETAS RESTRITIVAS NESTE PERÍODO. Seu corpo precisa de pelo menos 1 semana para se recuperar dos exageros, portanto, agora não é hora de restringir a quantidade absurdamente porque engordou, desta forma você poderá trazer mais prejuízo ao seu organismo.
 
- Siga uma dieta rica em alimentos leves, sem gordura, rico em carboidratos complexos (arroz integral, batata doce, mandioca), rica em proteínas (dê preferência aos ovos, frango e peixe que possuem menos gordura que a carne bovina e suína e são de fácil digestão), muitas frutas, verduras e oleaginosas (sementes e castanhas).  
 
- Mantenha uma alimentação rica em fibras para melhorar o funcionamento do seu intestino.
 
- Alimentos que ajudam muito na reposição de energia pós-carnaval: com alta concentração de vitaminas C, vitaminas E, selênio, betacaroteno e minerais como chá verde, sementes oleaginosas, frutas, legumes, guaraná em pó, mel, entre outros.
 
Para finalizar, segue uma receitinha de um suco rosa detox:.
 
Suco rosa detox:

- 1 maçã com casca
- 1  folha de couve manteiga
- mix de frutas vermelhas (morango, amora, framboesa)
- 1 laranja
- ½ beterraba
- 1 colher de sopa de mel de abelha
- 300ml de água
 
Modo de preparo:

Bater no liquidificador e tomar na hora. Excelente suco com ação antiinflamatória para gastrite, ulcera gástrica e com poderosa ação antioxidante. Os antioxidantes são as moléculas capazes de neutralizar os radicais livres, combatendo a oxidação das células e, assim, prevenindo doenças.  (Tomar uma a duas vezes ao dia por 1 semana).



*Dra. Carol Jacobs é formada em Medicina pela Faculdade do Planalto Central (UNIPLAC) em Brasília no ano de 2008. Pós-graduada em Geriatria pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e pós-graduada em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Capacitada em Nutrologia Esportiva, Suplementação alimentar do sedentário ao atleta, Nutrologia Geriátrica, Fisioendocrinologia Muscular, Ergogênicos e Obesidade.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Edigilson
    06 Mar 2018 às 13:11

    Ah! A minha médica me orientou para consumir pouco alimentos de contém carboidratos. Preciso de mais orientações sobre que alimentos de consumir e quantidade. Aguardo resposta. Obrigado. Edigilson.

Redes Sociais

Sitevip Internet