Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cinema

Mulheres no audiovisual

Telefilme sobre situação carcerária de meninas menores em MT ganha edital

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Telefilme sobre situação carcerária de meninas menores em MT ganha edital
O projeto “Meninas em confronto com a lei”, da diretora mato-grossense Caru Roelis sairá do papel e poderá estrear na televisão: o telefilme, com pegada de documentário, foi o único projeto de Mato Grosso selecionado no 5º Icuman Lab, nesta terça-feira (20). O laboratório goiano conta com a Lei Municipal de Incentivo à Cultura na produção audiovisual do Centro-Oeste.

Leia mais:
Imagens de fotógrafa de Cuiabá fazem parte de filme nacional sobre violência obstétrica


A ideia do telefilme foi concebida por Caru em 2014, em uma disciplina no curso de Rádio e TV, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ela, que na época era menor de idade, se questionou quanto ao sistema de ressocialização de meninas menores infratoras e a participação delas na criminalidade do estado.

“Um professor solicitou que nós desenvolvêssemos a premissa de um documentário. Na época eu era menor e de alguma forma me questionei sobre meninas menores que de alguma forma tivessem se envolvido com atos infracionais. Eu fui buscar saber sobre isso e nos primeiros links que apareciam, tanto bibliograficamente e até no meio audiovisual, era tudo sobre meninos”, conta.

Após desenvolver o projeto para a matéria, a diretora deixou o documentário engavetado. Ela chegou a retomar a iniciativa e inscrevê-lo em outros editais, que foi contemplado. Entretanto, por falta de verba com a empresa parceira, ele foi colocado na gaveta novamente para dar continuidade a outros roteiros que já estavam encaminhados.

Mas em 2017, Caru voltou a frequentar a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) e o Juizado de Menor para pesquisa de campo em relação às meninas. Ela submeteu o projeto no Icuman Lab mês passado, que foi selecionado nesta semana.

Agora “Meninas em confronto com a lei” será produzido pelo laboratório junto a profissionais consolidados do mercado nacional. Em uma semana, Caru e sua produtora Aline Teixeira ficarão na Pousada Monjolo, em Nerópolis (GO), em um processo de imersão de produção.

A diretora e roteirista despontou com a sua primeira produção intitulada “Confirmou Presença”, que foi selecionada no edital federal Jovem.Doc, sendo a primeira colocada na região Centro-Oeste. Além disso, já foi contemplada no Edital de Licitação Modalidade Concurso Produção de Obras Audiovisuais SEC/MT, com o curta-metragem ficcional “A gente nasce só de mãe”, em fase de distribuição.

Confira a ficha técnica do telefime Meninas em conflito com a lei:

Diretora: Caru Roelis                                                                
Produtora: Aline Teixeira
Gênero e formato: Documentário, longa-metragem
Duração aproximada: 70 minutos

Sinopse

Ao reconhecer que as meninas estão cada vez mais participando ativamente na criminalidade, pressupõe-se que é preciso ir além dos modelos socialmente reconhecidos, uma vez que esses fatores impedem a visibilidade das jovens enquanto transgressoras da lei. O documentário propõe compreender a realidade da ressocialização na aplicação das medidas de internação das adolescentes do sexo feminino na região de Mato Grosso. Trazendo também uma reflexão sobre a trajetória vivida pelas menores que comumente estão ligados a violência, laços familiares e/ou comunitários fragilizados, exclusão social, econômica, toxicomania e entre outros, e reconhecer os comportamentos machista construídos dentro do sistema socioeducativo.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet