Olhar Conceito

Notícias / Dra. Carol Jacobs - Nutrologia

Gh para perda de gordura: Conheça os riscos graves dessa estratégia

Carol Jacobs

26 Abr 2018 - 16:58

Foto: Reprodução / Ilustração

Gh para perda de gordura: Conheça os riscos graves dessa estratégia
Diariamente sou questionada a respeito do uso do GH, Hormônio do Crescimento, para perder gordura, uma prática bastante frequente. 

Leia também:
Médica afirma: vitaminas podem causar intoxicações, principalmente em idosos
 

Hoje vemos uma verdadeira febre quanto ao uso de GH no meio fitness, não só ele, mas hoje este é o queridinho da grande maioria, mesmo tendo um custo financeiro bem elevado.
 
Também chamado de SOMATOTROPINA, secretado pela hipófise no cérebro e pelo fígado, estimulando a produção de IGF-1, a responsável pelos efeitos “supostos” de aumento da massa muscular, de redução do percentual de gordura. 
 
Utilizado em ciclos, onde hoje, o maior intuito é REDUZIR percentual de gordura, pois aumenta a utilização de gordura pelas células para produção de energia e uma maior mobilização de ácidos graxos dos tecidos adiposos para que os mesmos sejam utilizados pelas células. Uma consequência disso é a redução dos depósitos de gordura nos tecidos adiposos, efeito "milagroso" para secar a gordura tão indesejada. 
 
O ganho de músculo vem apenas após meses de uso contínuo, por aumentar a síntese de proteínas nas células, portanto, tem efeito secundário em ganho de músculos.
 
Então, encontramos a fórmula milagrosa para o EMAGRECIMENTO, certo? ERRADO!
 
Encontramos uma forma PERIGOSA para emagrecer!
 
Você sabia que o uso deste hormônio DESTRÓI VÁRIAS CÉLULAS DO SEU PÂNCREAS (células beta pancreáticas que são responsáveis por sintetizar e secretar a insulina), consequentemente, se ocorre essa destruição, em algum momento seu organismo não conseguirá retirar a glicose de forma adequada da corrente sanguínea, elevando a glicose no sangue e evoluindo para o DIABETES.
 
Se descontinuada a administração de GH, os níveis de glicemia tendem a retornar ao normal, mas os danos causados no seu pâncreas (diretamente) e no seu fígado (secundariamente), NÃO RETROCEDERÃO.
 
Se os ciclos com GH continuarem, os níveis de glicose, em algum determinado momento não voltarão mais ao normal, sendo o sinal de que os danos causados ao pâncreas estão permanentes.
 
Funciona assim: As células Beta Pancreáticas, encontradas no fígado, são responsáveis pela produção da insulina, e quando muito solicitadas, as células beta pancreáticas trabalharão até "estourarem" = são COMPLEMENTE DESTRUÍDAS. Quando muitas células morrem, instala-se um quadro de insulino-dependência e o indivíduo passa a ser diabético, mesmo que não use mais este hormônio. 
 
Cresce vertiginosamente o número de adultos em uso deste hormônio, onde infelizmente, apenas a grande maioria se preocupa APENAS com a estética e não com sua saúde. 
 
Dando continuidade ao assunto sobre o uso indiscriminado do GH, saibam os riscos de DOENÇAS CARDÍACAS, em especial o INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO com o uso deste hormônio.
 
É isso mesmo que você está pensando, o uso deste hormônio aumenta a chance de evoluir com alterações graves e bastantes danosas ao seu coração.

Estão entre as mais frequentes, a Insuficiência Cardíaca por falência da bomba cardíaca, o Infarto Agudo do Miocárdio, Cardiomiopatias Dilatada e Hipertensão Arterial.
 
Quando recomendamos a prática regular de exercícios físicos, temos como objetivo principal aprimoramento da saúde, na prevenção primária e secundária. Entretanto, um determinado perfil de pessoas pretende obter resultados funcionais e estéticos na maior amplitude e no menor prazo possível, dispostas a "pagar qualquer preço" no esporte ou simplesmente para ficar mais forte ou mais jovem por tempo limitado, tendo em vista que ao retirar o hormônio, toda a parte estética volta a estaca zero, e você deverá correr atrás do melhor físico com esforço próprio, o que já deveria ocorrer sem o uso destas substâncias. 
 
Os infartos são geralmente causados por fatores como idade, sedentarismo, genética, uso de cigarro, algumas drogas ilícitas.  Entretanto, as ocorrências com pessoas jovens e aparentemente saudáveis têm nos chamado bastante a atenção, pois entre eles está o uso de hormônios exclusivamente para fins estéticos. 
 
O uso de alguns hormônios, como por exemplo, o Hormônio do Crescimento (GH) pode ocasionar problemas cardiovasculares, como o aumento do depósito de tecido fibroso no miocárdio e consequente aumento da rigidez da parede cardíaca, crescimento de células musculares cardíacas, contribuindo também para um aumento da frequência cardíaca e do débito cardíaco, e consequentemente para hipertrofia ventricular concêntrica e disfunção diastólica, podendo evoluir para ISQUEMIA/NECROSE/ MORTE DO MÚSCULO CARDÍACO  = INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO e insuficiência cardíaca, onde, o coração perde a capacidade de bombear o sangue adequadamente para o resto do corpo. O infarto é perigoso em todas as idades. 
 
Metade dos pacientes que morrem de infarto falecem na primeira hora, fato este que é comum em pessoas mais idosas, já portadoras de doenças cardíacas previas. Não sendo frequentes em jovens, porém podendo acometer qualquer idade. O infarto é perigoso em todas as idades podendo além disso ter sequelas por toda a vida ou evoluir a óbito.  
 
A busca do corpo perfeito ou apenas resultados rápidos e temporários, aumentam significativamente a chance de complicações graves. 
 
Se o objetivo é ter melhor saúde cardiovascular e maior longevidade, a receita é simples: manter uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios, sem o uso de GH.
 
Seu médico lhe passou essas informações, ao lhe prescrever o GH?

Fiquem bastante atentos, pois o Conselho Federal de Medicina proíbe o uso de hormônios para fins estéticos no país.


*Dra. Carol Jacobs é formada em Medicina pela Faculdade do Planalto Central (UNIPLAC) em Brasília no ano de 2008. Pós-graduada em Geriatria pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e pós-graduada em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Capacitada em Nutrologia Esportiva, Suplementação alimentar do sedentário ao atleta, Nutrologia Geriátrica, Fisioendocrinologia Muscular, Ergogênicos e Obesidade.

13 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Luiz
    07 Jul 2019 às 23:00

    A diferenca entre o remedio e o veneno está na dose. Se "usar" vai fazer bem, mas se "abusar", como qualquer outra coisa, vai fazer mal.

  • neto
    20 Fev 2019 às 08:00

    pelo que li nos cometarios, o povo quer usar mesmo, nao interessa a materia escrita. Que se responsabilize o usuario inssistente

  • Mije
    12 Fev 2019 às 11:35

    Vamos lá a maioria da sociedade morre por todas doenças citadas e não é pelo uso de GH e sim por má alimentação álcool cigarro acredito que a pessoa querida GH se alimenta bem e vive muito mais pois nunca foi provado nada disso citado efeitos colaterais de GH só são falados e nada nunca foi estudado

  • Marcelo
    19 Out 2018 às 21:29

    Achei bem tendencioso no sentido de amedrontar para outros usos. gh hormônio bioidendico em doses baixas só farão bem .... na forma que a Dra disse , só pode acontecer usando doses altíssimas.

  • William
    20 Set 2018 às 13:01

    Precisa ser um bodybuider que toma uns 20ui diario para causar tamanho estrago nas células beta do pâncreas. Embora o gh tenha seus riscos, o artigo é um pouco alarmista.

  • ana
    03 Mai 2018 às 08:38

    Artigo muito bom, precisamos tomar muito cuidado com os exageiros https://cinemanafloresta.com.br/caso-chico-xavier-e-o-alien-de-3-metros/

  • Renato
    28 Abr 2018 às 14:08

    Excelente matéria, bastante esclarecedora e cumpre com a obrigação de prevenir o uso desenfreado desse tipo de substância somente para fins estéticos. Depois que aparecem doentes, ninguém sabe porque, neh???

  • Agora quaaaaando
    27 Abr 2018 às 08:21

    Beleza, vou usar assim mesmo.

  • Marcos Paulo
    27 Abr 2018 às 08:16

    A Deca incha a Dura estufa e a instrol Seca,fala que faz mal mas quando passa um bombado é a primeira a dar moral.Trecho da musica dos bomba

  • Gabriel Henrique
    26 Abr 2018 às 22:06

    Ela sabe tudo! Doutora suuuuperrrr demais! Amo essas dicas que nos dá. Sucesso a você, Carol! Amooo ter sua amizade! ?

Redes Sociais

Sitevip Internet