Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

pedem socorro

Artistas criam petição online pedindo reabertura dos museus

Foto: Reprodução / Ilustração

Museu da Pré-História Casa Dom Aquino é o único aberto

Museu da Pré-História Casa Dom Aquino é o único aberto

Um grande problema assombra a cultura mato-grossense desde o ano passado. Sete museus da cidade – praticamente todos – estão fechados, alguns mesmo após encerramento de editais de chamamento público. Diante da situação, a classe artística criou uma petição online, e pede assinaturas para mostrar a indignação perante a situação. Até o momento, o ‘SOS Museus MT’ conta com 207 assinaturas.

Leia também:
Museu de Arte Sacra, Residência dos Governadores e outros devem ser geridos por OSCs

Foi em junho de 2017 que a Secretaria de Estado de Cultura, na época, ainda sob o comando do maestro Leandro Carvalho, anunciou que os museus da cidade seriam geridos por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) - a exemplo do Cine Teatro, que já estava sob os comandos da Associação Cultural Cena Onze – e lançou um editais de chamamento público para tal.  

Entravam no edital os museus de Arte Sacra, Museu Histórico, Residência dos Governadores, Museu de Arte de Mato Grosso, Memorial Rondon e da Galeria Lavapés. As inscrições foram encerradas em 7 de julho de 2017, mas, desde então, mesmo com as associações vencedoras já escolhidas, os locais continuam de portas fechadas. O motivo? Falta de recursos.

Desde então, a Secretaria já passou por outras mãos. No início de 2018, ficou pouco mais de um mês sob a gestão do jornalista Kleber Lima e, desde o dia 10 de abril, o físico e cantor Gilberto Nasser assumiu a pasta. O Olhar Conceito indagou os dois secretários sobre o assunto, mas nenhum tinha uma solução completa:

“Temos os museus que já estão com os editais, quatro museus, Rondon, de Artes, de Arte Sacra e o de História Natural, que também já estão com toda a parte formal finalizada, só falta assinar o contrato e aportar os recursos pra reabri-los. Isso também já está na mesa do governador pra que ele decida o valor a ser reportado. Temos a residência dos governadores, ainda no patrimônio histórico, que tem um monte de embaraços jurídicos, que precisamos desembaraçar. Já estamos em diálogo permanente com a Procuradoria Geral do Estado e esperamos conseguir resolver esse problema ainda no mês de março”, afirmou Kleber, em 22 de janeiro.

No dia 17 de abril, Nasser disse: “Isso, realmente, desde o primeiro dia que entrei aqui, eu ouço de toda a equipe do superintendente Ivan a preocupação. ‘Secretário, o que nós vamos fazer?’. Então eu fui entendendo dessa realidade. E nós vamos tratar desse assunto com o governador. porque nós precisamos dar uma satisfação a esse pessoal que são proponentes que foram aprovados, e precisamos dar uma resposta. Os museus não podem ficar fechados. Hoje eu estive num evento no Museu de História Natural, na Casa Dom Aquino, que é o único que está funcionando, porque a Susana, que cuida de lá, é uma apaixonada, e ela faz por vontade dela, voluntariamente. Ela ainda não recebeu o dinheiro dela, mas ela não para, porque ela diz: ‘Isso aqui não pode fechar’.

Agora, os outros nós também vamos ter que contemplar. Como, eu não sei. Na reunião que tivemos ontem, tivemos várias sugestões. Soluções alternativas. Nós vamos ter que chamar, também, essas pessoas pra conversar, mas eu só quero conversar com eles depois que tivermos essa audiência com o governador Pedro Taques, e eu espero trazer boas notícias”.


As boas notícias não vieram, e os equipamentos permanecem fechados. Além dos já contemplados em edital, existem outras situações. O Museu Histórico teve seu edital suspenso. A Residência dos Governadores foi cedida à Comissão 300 anos, sem consulta pública. E o Museu Pré-Histórico Casa Dom Aquino, por sua vez, é o único de portas abertas, em um acordo com a Secretaria de Cultura, porém aguardando assinatura do termo de colaboração de Edital homologado.

Semana dos Museus

O Dia Internacional de Museus é comemorado em 18 de maio, e anualmente, nesta data, acontece a ‘Semana Nacional de Museus’, em todo o país. Neste ano, somente a Casa Dom Aquino terá sua programação, já que as outras instituições, que sempre participaram, estão fechadas.

Veja a programação da Casa Dom Aquino:
 
Quarta (16/05)
Horário: 08:00 às 10:00
Roda de Conversa: Hiperconectando cultura - Colônia de pescadores e Universitários. Café da manhã e roda de conversa entre os dois grupos.

Quarta (16) a Sábado (19)
Horário: 09:00 às 17:30
Visita mediada - pela exposição de paleontologia e arqueologia.

Sexta (18/05)
Horário: 8h às 10h
Roda de Conversa - Papo de índio: Ancião indígena contando lendas e causos para crianças.

Assine a petição online AQUI
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet