Olhar Conceito

Segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Notícias / Dra. Carol Jacobs - Nutrologia

Conheça os riscos do uso de anabolizantes; prática é cada vez mais comum

Dra Carol Jacobs

14 Mai 2018 - 17:00

Foto: Reprodução / Ilustração

Conheça os riscos do uso de anabolizantes; prática é cada vez mais comum
Dando continuidade ao tema sobre hormônios para estética corporal, nessa reportagem abordaremos os maiores riscos do uso de esteroides anabolizantes, usualmente utilizadas para emagrecimento e ganhos expressivos de músculos, para se obter o tão sonhado corpo "sarado". Essa prática vem tomando conta dos consultórios médicos e das academias. 

Leia também:
Gh para perda de gordura: Conheça os riscos graves dessa estratégia 

Vejo um aumento absurdo de pacientes usando anabolizantes, tanto prescrito por médicos, como conseguidos no "mercado negro".
 
Esta droga promete corpos perfeitos como em um passe de mágica, contudo os pacientes não compreendem os riscos causados por essas drogas mesmo quando usados a curto prazo, principalmente quando usadas sem nenhuma indicação clínica.
 
Não sei se vocês sabem, mas é considerado crime pelo Conselho Federal de Medicina, usar tais drogas para fins estéticos, com direito a cassação do CRM do médico que o fizer, lógico que, mediante denuncias e comprovações. 
 
Os esteroides anabolizantes fazem estímulos exagerados em determinados receptores celulares, levando a diversos efeitos colaterais e vários desastrosos. A começar pela diminuição na produção dos hormônios liberadas pelas nossas glândulas, afinal o corpo acredita que não precisa mais produzir, pois está tendo um estímulo exacerbado de um hormônio via endógena (hormônios sintéticos), onde muitas vezes não retornam aos níveis anteriores após o uso. 
 
Em homens, os riscos mais comuns e menos graves são: impotência e esterilidade sexual, aumento significativo da pressão arterial, queda importante de cabelos, retenção de sódio, hepatite, transtornos depressivos, vigorexia, agressividade,  transtornos de ansiedade. 
 
Em mulheres, os riscos mais comuns e menos graves são: a androgenização (masculinização) com crescimento de pelos no rosto, aumento da oleosidade em pele, cabelos, com surgimento de espinhas de difícil controle, a voz que engrossa e muitas vezes NÃO reverte, redução de mamas, interrupção de menstruação, hipertrofia de clitóris (que também, muitas vezes não volta ao normal). Os riscos de aumento da pressão arterial, retenção de sódio, riscos de diabetes, transtornos psiquiátricos também são bem frequentes. 
 
Nos adolescentes as consequências são ainda mais devastadoras, pois comprometem o crescimento por comprometimento ósseo, o desenvolvimento sexual.
 
Outros riscos comuns são:

- redução do colesterol bom HDL, aquele que protege seu coração de cardiopatias;
- aumento do colesterol ruim LDL;
- alteração no funcionamento do fígado;
- inflamação de articulações, tendões: tendinites, bursites
- Distúrbios da coagulação sanguínea, principalmente das plaquetas, podendo provocar trombose venosa profunda, tromboembolismo pulmonar e infarto do miocárdio. 
 
Como consequências graves:
 
- Infarto Agudo do Miocárdio, sendo mais frequente do que todos podem imaginar;
- Embolia pulmonar;
- Trombose venosa profundas (nas pernas, braços)
- AVC (derrame cerebral)
- Hipertensão Arterial, Diabetes
- Câncer hepático (fígado)
 
A motivação, muitas vezes de profissionais da saúde ao prescreverem ou sugerirem este tipo de tratamento apenas para fins estéticos é o de lotar de consultas suas clínicas ou academias, como se fossem detentores do tratamento mais revolucionário e único de sua cidade, garantindo resultados rápidos, contudo deixando de lado o juramento que fizeram quando receberam seu diploma, onde afirmaram que dedicariam seus conhecimentos em prol da manutenção da saúde e bem estar do paciente, e não os colocando em risco por imperícia e conduta imprópria. 
 
O preço que se paga pelos danos muitas vezes irreversíveis, são altíssimos. Hoje, infelizmente ver uma pessoa "sarada", com corpo escultural, não é mais sinônimo de saúde, onde muitos são belíssimos por fora, porém, por dentro, sua saúde corre enormes riscos. 
 
Esses hormônios podem ser usados clinicamente, sendo prescritos por médicos para a reposição de um hormônio deficiente em alguns casos, e em geral, nesses casos, a orientação médica é a de uso em doses suficientes apenas para a regulação de uma disfunção específica, ou tratamento de outras.
 
Reflitam:  Será que sua saúde e a sua vida, valem o uso desse tipo de medicamento? 


*Dra. Carol Jacobs é formada em Medicina pela Faculdade do Planalto Central (UNIPLAC) em Brasília no ano de 2008. Pós-graduada em Geriatria pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e pós-graduada em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Capacitada em Nutrologia Esportiva, Suplementação alimentar do sedentário ao atleta, Nutrologia Geriátrica, Fisioendocrinologia Muscular, Ergogênicos e Obesidade.

8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Juliana Lopes gomes
    15 Mai 2018 às 22:16

    Parabéns pelo posicionamento já acompanho seu trabalho tem um tempo e sempre me surpreendo com tanta informação bacana.

  • Gabriel Souza
    15 Mai 2018 às 22:07

    Conheço pessoas que fazem o uso desse tipo de produto onde as mesmas hoje se arrependem de ter adotado o uso de esteroides. Por exemplo, foi noticiado recentemente de um rapaz que fez o uso indevido desses produtos onde ele mesmo narra sua história de vida "quase morte". Em seu depoimento ele enfatiza o uso de tais produtos sem a devida orientação médica onde ocasionou problemas relatados às saúde, ele também ressaltou a deformidade corporal causada pelos anabolizantes. Trabalho num hospital onde eu presenciei por inúmeras vezes pacientes que vão à unidade por conta de efeitos colaterais causados pelos produtos. Dra. Carol Jacobs podemos citar o caso daquele paciente que você mesma atendeu com grave risco de saúde causado pelos anabolizantes, ele chegou de uma competição de fisiculturismo aqui de Brasília. Ele passou por uma situação extremamente delicada, quase evoluída em óbito. Anabolizante é coisa séria, talvez com uma maior fiscalização do CFM o cenário poderia ser diferente. Vale lembrar que uma boa orientação médica ajuda muito para a busca de uma boa saúde. Dicas de Dra. Carol Jacobs, dicas de quem sabe.

  • Renato
    15 Mai 2018 às 21:32

    Excelente posicionamento. Bastante esclarecedor. Enquanto houver gente correndo atrás de milagres na estética, terá gente "prescrevendo" esse tipo "solução" temporária, mesmo que isso custe caro para a saúde do paciente. Parabéns pela matéria.

  • Vamos raciocinar
    15 Mai 2018 às 09:08

    Qual será a razão de pessoas buscarem ter corpos tão musculosos? Caraca, muito bocó! O importante é ter saúde, alegria, sabedoria e amor nesta vida. Tudo isso pode passar batido quando o único intuito da pessoa é ser uma montanha de músculos ambulante. Nem é atraente também, parece que você abraça uma pedra... rapazes não estraguem suas saúdes com essa baboseira e não fiquem caindo em conversa fiada de cara besta que fica assim pra se aparecer. De que adianta se tornar o mais bonito do cemitério?

  • Ze bombinha
    14 Mai 2018 às 23:51

    Nossa essa Dra PhD está precisando de reciclagem ou se especializar em endocrinologia tá parecendo câmera Record com sensacionalismo, excesso de plástica também mata Dra.

  • Dona Jacira
    14 Mai 2018 às 23:46

    Meu finado esposo severiano sempre me dizia que os homens que usam essas coisas são fracos naqueles momentos mais calientes. Por isso não gosto de músculosos, prefiro os magrinhos quentes do meu coração. Aiaiai rs. Bjs

  • Russo
    14 Mai 2018 às 20:25

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • servidor
    14 Mai 2018 às 18:02

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

Redes Sociais

Sitevip Internet