Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

leprechaun e guiness

Pub irlandês traz cerveja verde, rock’n roll e duendes para o coração de Cuiabá; veja fotos

Foto: Jardel P. Arruda

Pub irlandês traz cerveja verde, rock’n roll e duendes para o coração de Cuiabá;  veja fotos
No térreo, canecas cheias de cerveja verde, escura ou clara balançam alto enquanto um solo do clássico do rock “Hey Joe”, do lendário Jimi Hendrix, rasgava o ambiente escuro, repleto de mesas de madeira e paredes grafitadas com ícones do rock e duendes. No andar de cima, algumas pessoas jogavam sinuca perto de um alvo para dardos e de uma bandeira da Irlanda, enquanto outras se acomodavam no beiral para poder acompanhar o desempenho cheio de emoção do guitarman.

A cena, digna de se passar em algum lugar do Reino Unido, na verdade acontecia em Cuiabá, na inauguração do Oconnell’s Irish Pub – literalmente Pub Irlandês Occonnell’s. Um lugar onde os amantes do Rock Clássico poderão se reunir para tomar a histórica cerveja Guiness ouvindo o som de músicos que se consagraram em pubs da Grã-Bretanha.



O bar todo foi ambientado para ser um pedacinho da gelada Irlanda bem no meio da calorosa capital de Mato Grosso. Desde a fachada, de estética sóbria e discreta, onde apenas um trevo-de-quatro-folhas, símbolo folclórico irlandês, se destaca colorido sobre a porta; ao interior, com mesas de madeira que se espalham no centro do térreo em frente a um palco apertado e sofás se põe perto das paredes.

“Cuiabá é uma capital sensacional com um publico sedento por novidades. E eu vejo que aqui se repete muito a mesma temática, o sertanejo. Até hoje aqui não tinha uma casa bem estruturada para o Rock. As pessoas não investem nisso, e eu vejo que tem um publico maduro que gosta de Rock”, falou o catarinense Luiz Venturelli, dono do Occonel’s, mais “pau-rodado” que fincou raízes em Mato Grosso .



Com 28 anos, morando há seis em Cuiabá depois de ter se apaixonado e casado com uma cuiabana, Luiz já possui duas casas temáticas na cidade. A outra é o El Pancho, restaurante mexicano localizado nos arredores da Praça Popular, que conta com um ambiente totalmente decorado com ícones da cultura do país de origem Asteca.

O Occonels segue o mesmo padrão. Nas paredes, grafites com lendas do Rock, como Jimi Hendrix, Janis Joplin e Jim Morrison, além de homenagens a bandas como Pink Floyd e The Who. Uma série de quadros dos Beatles adorna boa parte de uma parede do térreo, e nos dois andares do lugar a bandeira da Irlanda e o símbolo da Guiness, além de avisos importantes como: “Irish pub today, hungover tomorrow” (Pub irlandês hoje, ressaca amanhã).



Elementos tradicionais da cultura irlandesa também estão presentes. O Leprechaun, mais conhecido por aqui como duende, está por todo pub, mas sua presença mais marcante é um grafite que brilha em verde no ambiente escuro. Essas criaturas são famosas por suas traquinagens e por serem conhecedoras da localização de diversos tesouros e donos da capacidade de desaparecer num piscar de olhos.

Mas no El Pancho, além da decoração e da comida típica do país de origens Asteca, a música também é feita de clássicos castellanos. No novo pub não poderia ser diferente. “Eu consegui manter no Oconells a mesma qualidade musical do El Pancho. Eu trouxe aqui uma banda de Florianópolis para a estreia, músicos profissionais com vinte anos de estrada, o Rick Boy Slin, e no máximo a cada dois meses vou trazer alguém de fora. Daqui a pouco vão começar a tocar clássicos do rock e blues”, disse orgulhoso.



Outro ponto importante é a bebida temática. Se no El Pancho você encontra a tequilas e margueritas dentre a lista de drinks tradicionais, no Oconells tem a cerveja verde e a tradicional Guiness, símbolo não-oficial da Irlanda. A escura Guiness começou em uma fábrica alugada de Dublin e anos mais tarde adotou a harpa irlandesa como símbolo.

Por enquanto, o bar localizado na cabeceira da Avenida Isaac Póvoas, nº 1548, será pouco divulgado. Será um mês de adaptação, de acertar a equipe. Depois Luiz promete uma pesada campanha publicitária. Então se preparem, pois os duendes vão invadir Cuiabá.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet