Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

próxima semana

Gervane de Paula é contemplado pela Funarte e leva exposição 'Mundo Animal' a Belo Horizonte

Foto: Da Assessoria

Gervane de Paula é contemplado pela Funarte e leva exposição 'Mundo Animal' a Belo Horizonte
O artista plástico cuiabano Gervane de Paula leva a Belo Horizonte, a partir do próximo dia 6 de junho, quarta-feira, sua exposição ‘Mundo Animal’. Contemplada pelo Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais (Funarte MG / MS MARCO), a mostra permanece aberta ao público até o dia 20 de julho, e é realizada pela Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal. Depois dela, o artista vai, ainda, para Campo Grande (MS).

Leia também:
Após ter obras censuradas em Cuiabá, exposição de Gervane de Paula vence edital de circulação da Funarte

A mostra foi exposta em Cuiabá em 2016, na Galeria Arto, mas foi reformulada para a circulação. Por aqui, sofreu alguns episódios de censura. Desta vez, a curadoria é de Daniela Labra e Laudenir Gonçalves, e serão cerca de 30 obras, dentre pinturas, instalações e esculturas, todas em tamanhos, formatos e linguagens diferentes.

Segundo Daniela, apesar de a obra de Gervane ter enfoque regional, ela fala de estruturas de poder que se replicam por todo o Brasil e América Latina. "As estruturas de poder e de exploração da droga, do tráfico, da milícia, da morte, da PM, do corpo, da sexualização da mulher, da prostituição infantil, tudo isso que está na obra dele, diz respeito também à América Latina”, diz Daniela.

Para Gervane, a interpretação de sua arte é feita de forma diferente por cada um que a observa. "A obra está posta, cada pessoa absorve da forma que conseguir, ao seu alcance individual. O artista não pode ficar muito preocupado em explicar, após a obra finalizada ela ganha outros status, outras dimensões e para cada pessoa pode significar algo muito diferente, que inclusive tem a possibilidade de se distanciar das mesmas razões pelas quais foram produzidas”, reflete.

Laudenir Gonçalves, curador pedagógico da exposição, afirma que a produção do artista é complexa e, por isso, dá margem a várias interpretações. "Por ser tão atual e relacionada à verdade – apesar de não ser notícia – é que sua obra causa tanta inquietação. O trabalho de Gervane é provocativo, mas a partir de coisas que ele observa no cotidiano, no dia a dia dele, da cidade, dos acontecimentos, no jornal, na TV. Ele simplesmente estetiza o que está percebendo no mundo. O que está acontecendo, e nisso não tem nada de mal, isso está colocado, está escancarado pra todo mundo ver. Só que, quando ele estetiza, aí aparece toda uma hipocrisia, critica e censura sobre a obra do artista", pondera.

A Exposição Mundo Animal de Gervane de Paula estará aberta ao público de 06 de junho a 20 de julho de 2018, das 14h às 22h, de quarta a domingo. Depois de Belo Horizonte, a exposição segue para Campo Grande, no Museu Arte de Mato Grosso do Sul, de 24 de outubro a 02 de dezembro de 2018.

Gervane de Paula nasceu em Cuiabá, onde reside e trabalha desde 1977. Integrou a “Geração 80”, movimento artístico brasileiro de grande relevância nas artes plásticas, e desde então vem participando de mostras individuais e coletivas em museus do Brasil e do exterior. Sua obra tem sua natureza na cultura de massa, popular e religiosa, e trata do realismo social falando sobre as várias formas de violência urbana, partindo do cenário local para retratar o mundo em que vive. Sua produção está situada entre a pintura, desenho, objeto e instalação, utilizando diversos suportes e materiais.

Serviço

Exposição “Mundo Animal”
Realização: Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Onde: FUNARTE MG – Rua Januária, 68 – Centro, Belo Horizonte/MG, Contato: Telefone: (31) 3213 – 3084 | exposicaomundoanimal@gmail.com
Horário de visitação: De quarta-feira a domingo, das 14h às 22h
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet