Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Música

veja programação

Orquestra da UFMT realiza concerto e ensaio aberto gratuitos neste final de semana

Foto: Divulgação

Orquestra da UFMT realiza concerto e ensaio aberto gratuitos neste final de semana
Um ensaio aberto e uma apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ambos com entrada gratuita, acontecem durante este final de semana no Teatro da Universidade. No domingo, acontece a estreia no Brasil da peça “Concerto para violoncelo em Mi bemol maior”, de Luigi Boccherini, a partir das 20h. O ensaio será no sábado (30), a partir das 9h.

Leia também:
Orquestra e Coral apresentam Léo Delibes e Joseph Haydn

Fabrício Carvalho, diretor musical e regente da Orquestra, explica que as atividades terão a participação especial do violoncelista Antônio Lauro Del Claro. “Além de uma carreira internacional importantíssima, reconhecida com diversos prêmios, o Del Claro é um exímio professor. Por isso estamos trazendo-o para a Universidade”. O músico também vai ministrar aulas especiais com os músicos da Orquestra e da cidade durante toda a semana.

O concerto faz parte da série “Gabriel Novis Neves”, que tem como foco a música erudita sinfônica. “Concerto para violoncelo em Mi bemol maior”, nunca antes apresentada no Brasil, foi uma sugestão do próprio violoncelista convidado. “Luigi Boccherini foi um compositor italiano da era clássica que faleceu em 1805. No entanto, a peça que iremos apresentar só foi descoberta em Nápoles em 1986 e ela nunca foi executada no País. Será uma honra para a Orquestra estrear um concerto no Brasil de um compositor tão importante”, reforça Fabrício.

Ainda serão apresentadas as peças “Overture “Der Freischütz” Op. 77”, de Carl Maria Von Weber, “Poema Sonoro (Evocação das Montanhas)”, de Henrique de Curitiba Morozowicz, “Sinfonia nº 5 D.485”, de Franz Schubert. Os ingressos começarão a ser distribuídos na quarta-feira (27), na bilheteria do Teatro.

Para o ensaio aberto, que acontece às 9h de sábado (30), não é preciso retirar ingressos. “O ensaio vai das 9h ao meio-dia. Esse projeto tem como objetivo mostrar a todas as pessoas, sejam elas estudantes de música ou não, apresentar como funciona uma orquestra sinfônica por dentro. Nesta oportunidade, todos poderão conversar com os músicos, conhecer os instrumentos e também interagir com o Antônio Lauro Del Claro, nosso convidado especial”, destaca Fabrício.

Serviço

Concerto – Série Gabriel Novis Neves
Data: Domingo, 1 de julho – 20h
Confira o programa AQUI
 
Ensaio Aberto
Data: Sábado, 30 de junho – 9h
Confira o folder AQUI
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet