Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Dr. Elson Adorno - Cirurgia Plástica

cirurgia plástica

Quais são os cuidados de pós operatório para cirurgia plástica?

Foto: Reprodução

Quais são os cuidados de pós operatório para cirurgia plástica?
Infelizmente muitas pessoas desconhecem que o sucesso de uma cirurgia plástica não depende apenas da operação e do médico cirurgião plástico especialista.

Leia também:
Era das selfies aumenta procura por harmonização facial

Há diversos fatores que, se forem seguidos à risca, podem ajudar no sucesso da cirurgia e evitar o surgimento de possíveis complicações.

Se você quer que o seu resultado seja um verdadeiro sucesso, então dê uma atenção especial aos cuidados pós-operatório.

Antes de querer imaginar o resultado, você deve ter perspectivas claras e realistas de como é seu corpo e de como ele pode se transformar.

Isso porque a cirurgia poderá ficar ótima e ainda assim você ficar desapontada, pois estava pensando que não haveria nenhuma cicatriz.

Por isso, é importante passar em uma avaliação médica com um cirurgião plástico e esclarecer todas as suas dúvidas.

Siga todas as orientações passadas pela equipe médica, Infelizmente muitas pacientes erram, deixando de seguir os cuidados do pós-operatório logo após que percebem um avanço na recuperação.

A ansiedade por querer voltar à rotina atrapalha muito nessa hora. A cicatrização não acontece da noite para o dia. Por isso é necessário seguir os períodos de repouso, já que um passo em falso pode atrapalhar todo o desempenho do processo.

Realize Drenagem Linfática caso seja necessário, pois há cirurgias em que o médico vai receitar sessões obrigatórias de Drenagem Linfática (essa é uma das exigências para alguns pós-operatório de cirurgia plástica).A Drenagem ajuda a reduzir o inchaço e evitar que surjam fibroses, nodulações e irregularidades na pele.  

Utilize uma cinta elástica modeladora com tecnologia avançada indicada para sua cirurgia. Esse tipo de material minimiza o inchaço e ajuda seu corpo a pegar forma mais rapidamente.

Evite movimentos bruscos e carregar peso,alguns movimentos podem forçar a cicatriz e prejudicar o resultado. Toda cicatriz recente é frágil e precisa de um tempo para se fortalecer.

As recomendações de uma cirurgia para outra pode variar bastante, por exemplo, a paciente que fez uma abdominoplastia necessita andar curvada, com  flexão do tronco e dar passos curtos. Isso por um período de 14 a 20 dias.

Já para aquelas que acabaram de colocar prótese de silicone a orientação é não movimentar os braços .

Mas em todo caso, não se esqueça de seguir as orientações que o seu médico passar.
es que poderá comprometer a cicatrização plena é a exposição ao sol.

O período mínimo recomendado pelos médicos para evitar completamente a exposição ao sol é de 30 dias.

Antes disso, a paciente não deve ficar exposta, visto que, a cicatriz pode escurecer, além de surgir manchas roxas e com efeitos irreversíveis ao redor do local.

É importante tomar os medicamentos prescritos nos intervalos corretos e pelo período recomendado.

Não faça compressas quentes ou frias, não use pomadas, não tome chás ou ervas e nem medicações além das prescritas. Não siga a sugestão de amigos, parentes ou vizinhos.



*Elson Adorno é especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e em Cirurgia Plástica pelo MEC, preceptor do Programa de Residência Médica De Cirurgia Plástica do Hospital de Base de Rondônia, docente do curso de medicina do UNIVAG, diretor e coordenador do curso Advanced Trauma Life Support-ATLS, Núcleo Campo Grande/Cuiabá; instrutor do curso Pré Hospital Trauma Life Support, Núcleo Campo Grande; instrutor do curso Disaster Management and Emergency Preparedness Course- DMEP, Núcleo USP/HC-São Paulo e Instrutor do Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado-CNNAQ.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet