Olhar Conceito

Notícias / Dra. Carol Jacobs - Nutrologia

Quais são os benefícios da dieta low carb?

Dra. Carol Jacobs

12 Jul 2018 - 17:00

Foto: Reprodução/Internet

Quais são os benefícios da dieta low carb?
Mais que uma dieta, um estilo de vida... existem muitos padrões alimentares, um diferente do outro, com mais ou menos carboidratos, proteína, gordura, com jejuns restritos.  Hoje temos uma infinidade de opções, algumas muito válidas e outras duvidosas, contudo, a grande maioria da população, acaba dando preferência para as dietas da moda atual, as dietas em que a mídia acaba favorecendo e dando mais ênfase, principalmente nas redes sociais. Cada uma com suas indicações clínicas, afinal, dieta deverá sempre trazer benefícios ao nosso paciente. 

Quando falamos em LOW CARB, estamos nos referindo a uma restrição importante de carboidratos em sua alimentação. LOW significa MUITO BAIXO, contudo, muitas vezes, esse "pouco" carboidrato permitido não é visto pelo paciente, pois a restrição do carboidrato é tão significativa, que o carboidrato se encontra apenas nos legumes e poucas frutas de suas refeições diárias. 

Existem diversos benefícios que uma dieta Low Carb pode trazer para sua vida. Quando comemos carboidratos eles se transformam em açúcar na corrente sanguínea, elevando a insulina e auxiliando na ativação do acúmulo de gordura corporal. Com a Low Carb, os níveis de insulina reduzem, ajudando tanto no emagrecimento como na diminuição de doenças relacionadas ao aumento da insulina. 
Com a restrição do carboidrato, o metabolismo coloca seu corpo em um estado metabólico chamado cetose, em que a gordura fornece a maior parte da energia para o corpo, consequentemente, você começa a perder peso com esse estado metabólico ativado. Isso acontece após algumas horas já em restrição de carboidrato e seu corpo se torna eficiente na queima de gordura.

Usamos algumas estratégias da versão Low Carb, contudo a de maior benefício para o ser humano, é sem dúvida a Cíclica, onde usamos apenas alguns dias com baixíssimo carboidrato (apenas 5%), e intercalamos com 2 dias com médio carboidrato. A perda de peso fica reduzida, e dessa forma repomos o glicogênio hepático e nas fibras musculares, causando menor dano a saúde.

Umas das dietas mais estudadas no mundo, já foi comprovado que as pessoas em uma dieta com restrição de carboidratos,  perderam 2,2 vezes mais peso, que os indivíduos em uma dieta de baixa gordura, com carboidratos e com restrição calórica. Os níveis de triglicerídeos e colesterol HDL também melhoraram. 

E lembre-se... Pessoas com elevados índices de insulina sérica, resistentes a insulina, pré-diabéticos, diabéticos e com elevados índices de triglicerídeos, se beneficiam de forma significativa com restrições importantes de carboidrato, pois baixamos os níveis de açúcar no sangue e melhoramos a sensibilidade à insulina. 

Não se esqueça, antes de começar qualquer estratégia alimentar, ou restrição, é imprescindível realizar seus exames médicos periódicos, para avaliar realmente se determinadas estratégias alimentares não trarão prejuízos a sua saúde e podermos avaliar todos os benefícios. 

*Dra. Carol Jacobs é formada em Medicina pela Faculdade do Planalto Central (UNIPLAC) em Brasília no ano de 2008. Pós-graduada em Geriatria pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e pós-graduada em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Capacitada em Nutrologia Esportiva, Suplementação alimentar do sedentário ao atleta, Nutrologia Geriátrica, Fisioendocrinologia Muscular, Ergogênicos e Obesidade.

10 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Valda Aparecida de Andrade
    13 Jul 2018 às 14:36

    Achei muito interessante essa dieta .

  • Sandra
    13 Jul 2018 às 12:47

    Pq nao consigo perder peso, dois e perco 4km. Derente ja consigo engordar 2k????

  • Sandra Galvão de lira
    13 Jul 2018 às 12:44

    Pq faço dieta loweb carb, um dia tô com peso no outro ja aumentei. To com dois meses e perdi 3 kilo. Pq as vezes hoje amanhecir com 500, 200, e amanhã já aumentei novamente?

  • ZE NINGUEM
    13 Jul 2018 às 10:25

    MARIA INEZ MINHA QUERIDA, VOU DESENHAR PRA VC. A REPORTAGEM É FEITA PELA MEDICA AI QUE DEVE TER CONSULTORIO. ELA NAO VAI TE RESPONDER AQUI PELOS COMENTARIOS, OK? PORTANTO, LARGA DE PREGUICA E JOGA O NOME DELA NO GOOGLE, PEGA O TELEFONE DELA, MARCA CONSULTA E VAI LA TIRAR SUAS DUVIDAS, ENTENDEU? OU QUER QUE DESENHE NOVAMENTE?

  • MARIA INEZ SILVA BARROS QUINTANILHA
    13 Jul 2018 às 09:12

    COMO POSSO FAZER ESSA DIETA .COM JEJUM INTERMITENTE TEM ALGUM PROGRAMA ON-LINE QUE POSSO SEGUIR TENHO 99 E 1M E 58 QUERO EMAGRECER PRECISO URGENTE AGUARDO ORIENTAÇÃO OU ME INDICAR UM MÉDICO OU NUTROLOGO NA ILHA DO GOVERNADOR RIO DE JANEIRO

  • ZE NINGUÉM
    13 Jul 2018 às 08:37

    PAREI DE FAZER ESSAS MODINHAS QUE VEM E VAO, E AINDA BOTAM NOMES EM INGLES PRA VALORIZAR. TO FELIZ DEMAIS SEM ESSAS FRESCURAS.

  • Sandra
    13 Jul 2018 às 07:51

    Estou fazendo há 5 meses e mudei meu conceito de dieta. Os resultados são imediatos . Não precisa sofrer.

  • Rosa
    13 Jul 2018 às 06:50

    Qual valor da consulta, e se atende convênio, qual.

  • Sueli Rosa
    13 Jul 2018 às 05:30

    Faço low carb a 3 meses e estou amando emagreci 8 quilos e ganhei minha auto estima de volta, isso não tem preço, amo fazer low carb, para mim é vida e amo ler tudo sobre, como essa matéria isso Enriquece nosso saber, amo9oo

  • Ana paula
    13 Jul 2018 às 04:30

    Bom dia. Comecei uma dieta lie carb a uns 5 meses, sou viciada no carboidrato. Perdi no primeiro mês, 2.1 quilos a meta para os dois meses seguintes era a perda de t quilos, não consegui é voltei a engordar, preciso de ajuda pois não sou uma pessoa dedicada comigo. Obrigada um abraço Ana Paula

Redes Sociais

Sitevip Internet