Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Música

domingo de manhã

Orquestra da UFMT apresenta concerto gratuito com quarteto de trombones e percussão

Foto: Reprodução / Ilustração

Orquestra da UFMT apresenta concerto gratuito com quarteto de trombones e percussão
Mais um concerto da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (OSUFMT) acontece no próximo domingo (16) no teatro da universidade. Desta vez, a Orquestra apresenta seu quarteto de trombones, acompanhado especialmente de Marcelo Mendonça, da percussão da Sinfônica.

Leia também:
Em homenagem aos 300 anos de Cuiabá, concerto para piano e Orquestra terá rasqueado e músicas sacras

O concerto faz parte da série Benedito Dorileo, que leva o nome de um dos principais incentivadores e criadores da Orquestra, e é realizada como parte da temporada ‘Cuiabá Tricentenária’. A série compreende apresentações de orquestra de câmara, e une músicas erutidas e populares.

“Eles estão trazendo Mozart, Bach, Richard Wagner, que são mestres da música erudita sólida do século XVIII e XIX, e passando por Tom Jobim, Pixinguinha com carinhoso, e coisas mais modernas pra fazer essa amplitude de repertório, que garante qualidade, garante uma excentricidade do programa, e amplia as possibilidades”, afirma Fabrício Carvalho, maestro da Orquestra.

Outra característica especial desta série é seu dia e horário de realização: sempre aos domingos, às 10h da manhã, e com entrada franca. “Esse concerto de música de câmara tem essa característica de provocar um repertório diferente num dia diferente, num domingo, num horário diferente, às 10h, e a experiência tem mostrado que a gente está acertando. O teatro quase cheio, no domingo de manhã, com muita criança... A ideia é também que seja um concerto mais despojado, em que os músicos conversem com a plateia, expliquem o repertório, e a gente possa ampliar um pouco mais o conhecimento das pessoas sobre música”, completa Fabrício.

Esta edição lembra, ainda, do ‘setembro amarelo’, a campanha que faz alusão à prevenção ao suicídio. O projeto foi criado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os dois milhões de atendimentos anuais são realizados por 2.400 voluntários em 90 postos de atendimento pelo telefone 188 (sem custo de ligação),  ou pelo www.cvv.org.br via chat, e-mail ou carta.

Serviço

Concerto Orquestra Sinfônica da UFMT – Série Benedito Dorileo – Quarteto de trombones e percussão
Data: Domingo, 16 de setembro
Horário: 10h
Entrada franca (sujeito à lotação do Teatro)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet