Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

nesta sexta

Campeonato de poesia volta a ser realizado e vai escolher último semifinalista estadual

Foto: Reprodução

Beco do Candeeiro

Beco do Candeeiro

O ‘Slam do Capim Xeroso’ volta a ser realizado nesta sexta-feira (14), desta vez em novo local: na Praça do Beco do Candeeiro. O objetivo, agora, é selecionar o último nome que vai para a final estadual, onde será selecionado o representante mato-grossense no ‘Slam BR - Campeonato Brasileiro de Poesia Falada’, que acontece em São Paulo.

Leia também:
Conheça o carioca que vende jujuba no ônibus para fazer ‘batalhas de poesia’ nas ruas de Cuiabá

Por enquanto, já foram selecionados para a final Pacha Ana, Anna Maria, Maycon Dos Santos, Hiury Silva e Emisef. O ‘Slam do Capim Xeroso’ será realizado toda segunda sexta-feira do mês, com inscrições a partir das 18h30 e batalhas a partir das 19h45. Na Fan Page da competição, a explicação pela mudança de local foi a falta de visibilidade. “Vocês que frequentam a Praça da Mandioca sabe como andam as coisas por lá. O intuito do Slam é incomodar quem tem que ouvir a mensagem, e onde estamos fazendo a batalha não temos visibilidade”.
 
Slam

 
O Slam é uma batalha de poesia falada, em que o competidor tem que seguir algumas regras: só pode recitar poemas autorais, e no máximo em três minutos, sem nenhum auxílio de figurino, trilha sonora ou instrumento musical. Cinco jurados são escolhidos aleatoriamente da plateia, e eles escolhem as cinco melhores apresentações para irem para o segundo round. Depois, as três melhores vão para a final.

O ‘Slam do Capim Xeroso’ foi criado pelo carioca Guilherme Raeder, que vive em Cuiabá desde 2012. Ele conheceu a batalha quando estava em São Paulo, e quis trazer pra cá.

Em janeiro de 2017 foi realizada a primeira edição do ‘Slam do Capim Xeroso’, com 57 pessoas presentes. Na última do ano, este número quadriplicou, chegando a mais de 200 pessoas, tanto assistindo quanto competindo.

Nas últimas edições foram, geralmente, os mesmos poetas a competir, sendo que em sete das onze batalhas, quem venceu foi Ana Gabriela Santana Corrêa, a ‘Pacha Ana’. No final do ano, ela foi representar Mato Grosso na competição nacional, em São Paulo, e chegou até a semifinal.

Agora, a batalha tem por objetivo escolher seu representante de 2018. Qualquer pessoa pode participar nesta sexta-feira (14), quando será escolhida a pessoa para ocupar a última vaga.

Serviço

Slam do Capim Xeroso
Data: Sexta-feira, 14
Horário: 18h30
Local: Praça do Beco do Candeeiro
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet