Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Tecnologia

zangado

Youtuber cuiabano alcança mais de 8 milhões de seguidores e prêmios falando sobre games

Foto: da Assessoria

Youtuber cuiabano alcança mais de 8 milhões de seguidores e prêmios falando sobre games
Mais de oito milhões de seguidores nas redes sociais, prêmios de ‘melhor canal’, livro lançado, participação em eventos, dublagens em séries. O currículo é do cuiabano Thiago Silva, mais conhecido como ‘Zangado’, que há quase nove anos comanda um canal sobre games no Youtube. Sempre mascarado, o youtuber  é formado em engenharia e ‘dribla’ o tempo entre os dois trabalhos.

Leia também:
Médica obstetra lança canal no Youtube para responder dúvidas sobre saúde da mulher

O canal foi criado em 2009, logo depois que Thiago comprou um Xbox 360 com o próprio dinheiro. Para isso, teve que juntar três salários de estagiário. Ele comprou, também, alguns jogos como Army of Two, e o Golden Axe. “Golden Axe é um clássico dos arcades, eu tinha um colega de colégio que tinha um Mini Game da Tec Toy com um jogo da série, e eu simplesmente implorava para ele deixar eu jogar um pouco. Quando o jogo foi anunciado, seus teasers e trailers eram incríveis, eu comprei, joguei e no fim das contas o jogo era horroroso”, lembra.

Revoltado, Thiago queria reclamar sobre o jogo com alguém, mas não sabia como. “Até que veio a ideia do Youtube. Mas como eu faria isso? Eu não queria filmar meu rosto falando do jogo. Existiam uns 7 ou 8 canais brasileiros que faziam vídeos de gameplay apenas, eu não tinha câmera”. A solução veio alguns meses depois. Ele pegou uma câmera emprestada com uma ex namorada e fez um vídeo, mascarado, sobre o ‘Borderlands’.

A máscara escolhida foi a de Guy Fawkes, do filme V de Vingança. “No começo, eu usava uma máscara de pano, comprada por um colega de faculdade que é meu amigo, o apelido dele é Feliz. Sim, eu sou o Zangado ele é o Feliz, porque enquanto eu me estressava com tudo, ele ria de tudo. Feliz comprou uma máscara dizendo que dessa forma eu manteria a privacidade. No início eu era bastante amador e aquele jeitão de adolescente que gostar de zoar. Quando eu decidi fazer um marco e me tornar algo muito maior, eu escolhi a figura do Guy, justamente pela ideia que ela representa e pelo legado que ela deixa”, explica. Quase sete anos depois, e com mais de três milhões de seguidores, ele trocou por uma máscara própria.

Desde então, Tiago – ou Zangado, apelino que ganhou durante a faculdade – vem falando sobre diversos tipos de games em seu canal. Em sua própria história, o primeiro que jogou foi em um mini game. “Exatamente o primeiro game que eu joguei, não seria console e sim um mini game, tipo de jogo comum nos anos 90. Eram jogos simples de basquete, vôlei, futebol, corrida. No console, lembro apenas do primeiro que terminei, que era de um ursinho que desviava de umas bombas de um morcego, contei essa história em um vídeo, e os meus inscritos correram atrás e descobriram o nome do jogo pra mim, Mr Postman”, lembra. Tempos depois, ele ganhou um Atari do pai.

Os gostos foram mudando com o tempo: Atari, Atari 2600, Super Nintendo, Playstation 2, PC, Xbox 360, Playstation 3, Nintendo Wii, Xbox One, Playstation 4, WiiU. “Fora os portáteis Nintendo DS e PSP. Os consoles que tenho mais carinho são o Super Nintendo, por representar a minha infância, e o Playstation 2, já em uma fase quase adulta”.

A qualidade do canal também foi mudando com o tempo. O que no início era feito sem nenhum tipo de edição, foi se profissionalizando. “Quando meu canal passou a crescer muito, não bastava mais meu esforço e conhecimento, meus inscritos sempre repetiam ''você é o melhor, mas imagem vai te ajudar muito, faz um esforço e aprende a editar''. Mas eu simplesmente não tinha interesse em aprender. Foi outro colega de faculdade, o apelido dele é Japa, hoje também amigo, que disse que iria aprender e me ensinar, sem eu pedir, isso são coisas que amigos fazem, e foi o que aconteceu. Ele sempre amou computadores e mexer com softwares, e chegou a participar de alguns vídeos no início do canal”.

Com a popularidade, Zangado já foi eleito o ‘Melhor Youtuber Gamer’ pelos leitores da Uol Jogos, ‘Melhor Youtuber Gamer’ pelos leitores do CanalTech, participou de diversos eventos de games, dublou o dragão Melefór,na série animada da Blizzard Skylanders, que está sendo transmitida pela Net e o triple A Gears of War 4, publicado pela da Microsoft, lançou o app Games4U, já fez coberturas e foi comentarista de eventos, e lançou seu primeiro livro, na Bienal Internacional do Livro em São Paulo. “Zangado: O que é ser um gamer e como me tornei um”, pela editora LeYa. Para o futuro, quer “terminar o curso para poder dublar profissionalmente; ser personagem de um game e fazer uma ponta em um filme”.

Serviço

Zangado
youtube.com/Zangado
Twitter: @ZangadoGames
Facebook.com/ZangadoGames
Instagram @zangs_
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet