Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Música

Festival de violoncelo começa nesta quinta-feira no Rio de Janeiro, com concurso e espetáculos

Com uma apresentação do espetáculo Cello Dance (ao meio-dia, na estação Carioca do metrô) e uma cerimônia oficial, às 20h, no Espaço Tom Jobim, começa nesta quinta-feira a 19ª edição do Rio International Cello Encounter. Inaugurado em 1994 pelo inglês David Chew, esse festival mundial de violoncelos aos poucos abriu seu leque de opções para outros instrumentos e acabou se tornando um grande evento de música clássica. Até o dia 11, ele oferece 30 concertos gratuitos pela cidade.

Chew conta que a novidade dessa edição é o 1° Concurso Internacional de Violoncelos, que reúne 35 competidores entre 13 e 30 anos de idade (28 deles, brasileiros). No dia 8, os competidores fazem no Conservatório Brasileiro de Música a estreia da peça “All is not chaos”, composta por David Ashbridge especialmente para a competição. A final é dia 9, no Tom Jobim, para um júri composto por mestres do instrumento como o russo Dmitry Eremin e o sueco Ola Karlsson.

— O violoncelo tem toda a gama de graves e agudos, é a base para todos os grupos de câmara — diz David Chew. — Esse festival é uma celebração de afinidades. Se você trabalha bastante, na mesma pulsação, com a mesma intenção musical, acaba tocando como que por telepatia. O importante é criar núcleos de músicos.

Além dos já tradicionais espetáculos que unem o violoncelo à dança e à pintura, o festival traz a oportunidade de ver concertos únicos como o de amanhã, às 19h, no Teatro de Arena da Caixa Cultural, que traz o London Music String Quartet.

— Ao tocar com esse grupo, volto aos anos 1970, é como ser jovem de novo — exulta Chew, bastante entusiasmado com os arranjos para violoncelo que o guitarrista Victor Biglione escreveu para uma suíte da ópera-rock “Tommy” (a ser apresentada amanhã, às 20h, no Tom Jobim).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet