Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Arquitetura, décor e design

Patrimônio histórico

Misc recebe Oficina de Desenho de Observação para adolescentes; professor faz parte do Urban Sketchers

Foto: Reprodução

Misc recebe Oficina de Desenho de Observação para adolescentes; professor faz parte do Urban Sketchers
O Museu de Imagem e do Som de Cuiabá (Misc) recebe uma Oficina de Desenho de Observação No Centro Histórico de Cuiabá, no próximo sábado (20). O encontro, promovido pelo Instituto de Preservação do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), é destinado a adolescentes com idades entre 12 a 18 anos e tem por objetivo despertar o interesse pela educação patrimonial.

Leia mais:
‘Cais do Porto’ terá mirante, deck e área para atividades culturais; obras devem começar em 2018


“Queremos entender como essas pessoas que transitam diariamente pela região percebem o Centro Histórico, como se relacionam com ele. A partir daí é que se torna possível a sensibilização para a importância da educação patrimonial na formação do cidadão”, explica a mestranda em Preservação do Patrimônio Histórico do órgão, Maria Bárbara Guimarães.

A aula acontece de 13h30 as 17h30 e será dividida em duas partes. Na primeira, os alunos introduzidos ao assunto. Na sequência, caminharão pelo Centro Histórico da Capital para reproduzirem as obras no papel. Diante disso, a recomendação é de que todos estejam confortavelmente vestidos e levem garrafas de água e chapéus, para se protegerem do sol e do calor.
 
Membro da comunidade global Urban Sketchers, o arquiteto Carlos Pina estará à frente da turma. O grupo do qual participa reúne artistas que praticam o desenho em locações nas cidades, vilas e aldeias onde vivem ou viajam. A tarefa da organização é elevar o valor artístico, narrativo e educativo do desenho de localização, promovendo sua prática e conectando pessoas ao redor do mundo.
 
De acordo com Maria Bárbara 15 vagas foram disponibilizadas para o encontro, contudo, se houver demanda, o número pode ser ampliado. Ela lembra que o material será fornecido pelo Iphan e que não é necessária habilidade prévia com o trabalho, apenas interesse em aprender. Toda a produção dos participantes será utilizada posteriormente em uma exposição no Misc.
 
“Já havíamos realizado outros cursos com alunos de arquitetura, mas este é o primeiro voltado exclusivamente a esta faixa etária. A intenção é abranger o conhecimento sobre o assunto, não o limitando a grupos de acadêmicos, por exemplo, que já estão mobilizados em torno disso”, diz.
 
O titular da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, destaca a realização de diferentes atividades no Museu, pensadas para atrair um público variado. “Por meio de ações como essa nós conseguimos atrair os mais jovens para o Misc, dando vida a ele. Há diversas propostas nesse sentido que vem fomentando o acesso à cultura por meio desse espaço.”
 
Os interessados em se matricular devem entrar em contato com Maria por meio do e-mail maria.guimaraes@iphan.gov.br, ou pelo telefone (65) 3322-9904.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet