Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Comportamento

Nova Acrópole

Escola estimula autoconhecimento por meio de preceitos filosóficos

Foto: Divulgação

O diretor da Nova Acrópole Cuiabá, Roni Almeida (à esquerda, em pé) em aula a uma das turmas

O diretor da Nova Acrópole Cuiabá, Roni Almeida (à esquerda, em pé) em aula a uma das turmas

Há seis anos funcionando em Cuiabá, a escola de filosofia Nova Acrópole, por meio dos conhecimentos repassados em torno na Filosofia à Maneira Clássica, tem buscado que seus frequentadores entendam o mundo e a si mesmos na companhia de Aristóteles, Kant, Platão e dos mestres orientais.

Segundo o diretor da escola, Roni Almeida, as aulas buscam equilibrar o conhecimento teórico com a vivência filosófica através de três frentes de estudo: Ética, Sociopolítica e Filosofia da História. Na Ética, estão as leis que regem nossa vida interior.

Leia também:

Luta X Letras: lutador Muay Thai lança livro de autoajuda baseado na filosofia oriental
"Ex-Isto" mostra uma viagem imaginária do filósofo francês René Descartes ao Brasil

Com a Sociopolítica, é possível compreender nosso relacionamento com o que se passa à nossa volta. E com a Filosofia da História, é possível resgatar no passado ensinamentos para o presente e o futuro.

A partir dessas três linhas de conhecimento, Nova Acrópole busca ajudar o aluno na compreensão das questões mais antigas do ser humano: de onde viemos, para onde vamos e qual é o nosso papel no mundo.

Cada curso tem duração de 16 aulas e as aulas acontecem uma vez por semana. “As pessoas hoje em dia não se interessem muito pela Filosofia. O perfil do aluno Nova Acrópole é composto por pessoas idealistas, que têm necessidade de fazer diferente e de tornar sua vida e de todos ao seu redor um pouco melhor. Se olharmos pela ótica do volume, talvez a quantidade de pessoas nunca será nosso forte”, revela o diretor ao dizer que atualmente a escola tem aproximadamente 60 alunos, dividido entre várias turmas.

Segundo Roni, escola de filosofia à maneira clássica é uma organização internacional de caráter filosófico, cultural e social que se propõe a resgatar os valores que foram as bases de todas as grandes civilizações.

A Nova Acrópole Está presente em mais de 50 países. No Brasil, são cerca de 70 sedes; no mundo, são 300, com milhares de associados. Em Cuiabá possui 4 professores que atuam de forma voluntária, ou seja, não recebem pelo trabalho desenvolvido.

Outro ponto, que a escola trabalha é o despertar para as artes, a exemplo do que aconteceu com o engenheiro civil Wilson Trannin Filho, que aos 55 anos descobriu uma motivação a mais para vida dele: escrever poesia. Já faz dois anos que se dedica à escrita melodiosa e harmônica do livro ‘Poesia e Encanto’, que reúne 48 versos inspiradores.

A obra será lançada na próxima terça-feira (06), a partir das 19h, no salão social do Sesc Arsenal, em Cuiabá. A entrada é gratuita, o livro tem o custo de R$ 25, que será repassado à escola de filosofia Nova Acrópole.

Empresário bem-sucedido, pai de três jovens, o ‘menino poeta’ (título de uma das suas poesias) se inspira pela beleza que o cerca, o vento, o brilho da lua, o amor do sol, a tranquilidade do pássaro. A ideia do livro partiu do incentivo da própria escola de filosofia Nova Acrópole Cuiabá.

A professora na época gostou tanto dos versos que sem comentar com o poeta levou uma das poesias para um concurso em Brasília, isso há dois anos. Wilson ficou em segundo lugar em uma disputa nacional entre os estudantes da Nova Acrópole.

As oficinas de poesia ocorrem às sextas-feiras, na Nova Acrópole Cuiabá, das 20h às 21h, é uma atividade gratuita e aberta ao público.

Sobre o livro

A obra já está na sua segunda edição pela editora Kiron (a primeira ocorreu na Nova Acrópole de Brasília) e pode ser adquirida por R$ 25 no dia do lançamento, 6/08, das 19h às 22h, no Sesc Arsenal ou na escola de filosofia Nova Acrópole Cuiabá, localizada na Rua J, casa 12, quadra 2, bairro Araés (acesso pela Av. do CPA, entre a Polícia Federal e o Procon).

Outras informações: (65) 3623-8051/8127-4020. Todo valor arrecadado com o livro será repassado para a escola de filosofia, para manter suas atividades gratuitas e abertas ao público.






Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet