Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Música

CONCERTO NA PRAÇA

Viola de Cocho e sonoridade do rasqueado "reinam" na República

Foto: Protásio de Morais

Imagem do concerto de Rondonópolis; Sidney Duarte demonstra domínio da viola de cocho

Imagem do concerto de Rondonópolis; Sidney Duarte demonstra domínio da viola de cocho

A música de concerto cada vez mais perto do público. A estratégia da Orquestra do Estado de Mato Grosso traduz-se por sua companhia. Neste sábado, às 20 horas, na Praça da República, unem-se seus músicos - sob a batuta do maestro Leandro Carvalho – três ícones da música regional, Pescuma, Henrique e Claudinho.

Além de executar temas da música mato-grossense como A “Lua” e “Dinheiro custa ganhar”, eles reproduzem pérolas da música brasileira de diversas regiões como Casinha branca, de Elpídio dos Santos e Querência amada, de Teixerinha.

A Temporada 2013 da série de Concertos Populares também conta com composições marcantes de Pescuma em parceria com importantes nomes da música popular brasileira, caso de Tá faltando alguém aqui, composta junto com Zezé Di Camargo, e Sinhá Rita, parceria com Marques Caraí.

Pérolas da música regional

Dois dos maiores sucessos do trio enriquecem ainda mais o programa da turnê “Pixé”, escrita por Moisés Martins e Pescuma, exalta tradições e costumes da cultura mato-grossense tais quais a culinária, festejos, danças regionais e linguajar característico; e outro importante hino popular, uma das canções mais emblemáticas do Estado, “É bem Mato Grosso”, composição fruto da parceria entre Pescuma e Ulisses Serotini, completa o repertório. “Para nós, que sempre fazemos shows com bandas, será uma experiência única realizar esses shows junto com a Orquestra”, ressalta Henrique.

Essas canções foram especialmente arranjadas em 2008, quando a Orquestra, em parceria com o Trio, gravou seu terceiro DVD, Cantos do Brasil. De forma criativa e ousada, a Orquestra elabora, permanentemente, novos arranjos e composições para a singular combinação entre instrumentos eruditos e regionais como a viola de cocho, o mocho e o ganzá, consolidando uma sonoridade única.

“A nova prensagem do DVD Cantos do Brasil motivou a retomada da parceria com o Trio nessa turnê pelo Estado. Essas oito apresentações especiais trarão um novo espetáculo que incluem outras peças e arranjos que não estão no DVD. É o caso de Libertango de Astor Piazzola, Índia e Choli ambas de José Asunción Flores, Saudade de Mário Palmério, Recuerdos deYpacarai de Demetrio Ortize Chalana de Mário Zan e Alindo Pinto. Serão espetáculos para serem apreciados por toda família”, convida o maestro Leandro Carvalho.

A viola de cocho está devidamente representada entre os naipes. A presença dela entre os instrumentos de orquestra é o que a diferencia quando se fala em organismos musicais deste gênero em todo o Brasil.

Circulando...

A apresentação deste sábado integra a série Concertos Populares que visa formar novas plateias e democratizar o acesso a bens culturais. As apresentações gratuitas e ao ar livre seguem até o dia 10 de agosto em diferentes cidades. São quase .

A estreia foi em Rondonópolis na quinta-feira (1), antecedendo o show em Campo Verde, que foi nesta sexta-feira.
Agora, os músicos seguem em apresentações por Sapezal (05/08), Nova Mutum (07/08), Lucas do Rio Verde (08/08), Sorriso (09/08) e Sinop (10/08). Em Nova Mutum, a abertura do evento fica por conta da Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum, às 19h.

Desde sua criação, em 2005, a Orquestra do Estado de Mato Grosso, sob a regência do maestro Leandro Carvalho, já realizou Concertos Populares em quase 150 cidades de 23 estados brasileiros. Esta edição é patrocinada pelo Grupo André Maggi.


Agenda Completa
 
05/08 – segunda-feira – Sapezal (às 20h no Paço Municipal)
07/08 – quarta-feira – Nova Mutum (às 19h no Jardim da Prefeitura Municipal – Com abertura da Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum)
08/08 – quinta-feira – Lucas do Rio Verde (às 20h no Lago Ernani Machado)
09/08 – sexta-feira – Sorriso (às 20h na Praça das Fontes)
10/08 – sábado - Sinop (às 20h no Complexo de Eventos do Estádio Municipal)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet