Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

de MT para o mundo

Grupo Flor Ribeirinha embarca para a China para participar de festival do Ano Novo Chinês

Foto: Pedro Ivo

Grupo Flor Ribeirinha embarca para a China para participar de festival do Ano Novo Chinês
O ‘Flor Ribeirinha’ embarca nesta terça-feira (22) para a China, para participar, durante um mês, do festival Spring Festival 2019, que comemora a chegada do Ano Novo Chinês e da primavera. O grupo fica até o dia 20 de fevereiro, fazendo apresentações diárias, participando de vivência e conhecendo os principais pontos turísticos do país.

Leia também:
Instituto que promove inclusão cultural no Pedra 90 cria vaquinha para construção de sede
 
De acordo com a assessoria, os bailarinos vão para ‘Xi’an’, famosa cidade dos Guerreiros de Terracota. Ali, delegações de diversas partes do mundo estarão presentes no evento que celebrará, também, o Ano Novo Chinês (5/2), com folclore vivo.
 
O Qujian Spring Festival acontece na praça Kaiyuan. E o Flor Ribeirinha leva para lá o espetáculo “Mato Grosso Dançando Brasil”, o mesmo que apresentou o siriri e as danças populares de várias regiões do Brasil a 500 mil espectadores na Europa, em 2018, depois de consagrar, no ano anterior, o grupo campeão de um dos maiores festivais de folclore do mundo, na Turquia.
 
Nos dias que antecedem as apresentações na China, os dançarinos participam de vivências culturais, festa de boas vindas e conhecem importantes pontos turísticos da região. No dia 25 de janeiro, eles serão apresentados à história do país no Exército de Terracota, em Lintong (Shaanxionde), e no dia 26, no Palácio Daming, em Xi'an.
 
A viagem marca o início das turnês de 2019 da Federação Brasileira de Artes Populares (FEBRARP), responsável por mais uma grande experiência do grupo. “Ir a China é um presente. Significa a consolidação do Flor Ribeirinha como legítimo representante da cultura popular brasileira no cenário mundial. Estamos muito honrados com o convite da FEBRARP e extremamente felizes por começar 2019 com uma grande ação internacional, em um país que é referência em preservação de sua cultura”, ressalta Avinner, coreógrafo do grupo.
 
Em Cuiabá, o Flor Ribeirinha se apresenta nas boas vindas ao servidores da Seduc, na Festa de São Gonçalo, além da participação na programação de Carnaval da comunidade e possivelmente, no concurso da Rainha do Carnaval.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet