Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

em breve

Cuiabá terá festival de cervejas artesanais na Arena Pantanal

Foto: Reprodução / Città América

Cuiabá terá festival de cervejas artesanais na Arena Pantanal
O primeiro festival de cervejas artesanais de Mato Grosso acontece nos próximos dias 12 e 13 de julho, na Arena Pantanal. O lançamento aconteceu na última terça-feira (19), e foi feito pelos organizadores, representantes do setor, empresários e cervejeiros. Ainda não há informações sobre horários e venda de ingressos.

Leia também:
Ministrado por filósofa, workshop gratuito ensina a gostar de música clássica
 
De acordo com a assessoria, o evento tem como objetivo reunir cervejarias, empresários do segmento e apreciadores, além de fortalecer o mercado regional em prol de proporcionar o intercâmbio de informações e o contato com diversos estilos de cervejas, além de aproximar a população com novos sabores e rótulos.
                                                    
"As cervejarias artesanais do Estado estão se unindo para trazer para Cuiabá um evento totalmente diferenciado. Algo que já acontece em grandes praças – como em Santa Catarina, que tem um dos maiores festivais de cerveja do mundo. Além de opções de estilos de cervejas artesanais, praça de alimentação e atrações musicais, o evento contará com concurso e um congresso técnico com cursos e palestras para quem quer se aprofundar no tema", explicou Paula Scanagatta, diretora da Up Eventos e co-idealizadora do festival.

Carlo Lapolli, presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), que apoia o evento, afirmou que o festival tem como papel reforçar a qualidade e tradição da produção mato-grossense. "O mercado regional de cerveja artesanal já tem um tempo de tradição, mas agora tem crescido em ritmo acelerado – assim como ocorre por todo o país. A cerveja artesanal está chegando agora nas gôndolas dos supermercados e as pessoas passaram a prová-la. E ela tem sido bem aceita", pondera. A Abracerva é apoiadora do festival.

Para ele, este é o grande desafio do setor. “Não só fazer uma cerveja, mas fazer com que ela seja bem aceita pelo consumidor. No Brasil, temos cerca de 900 fábricas instaladas e as pessoas passaram a ver que não é preciso trazer algo de fora para apreciar um bom produto. No festival, o público terá a oportunidade de ter essas cervejarias unidas e, é claro, degustar seus produtos. Será uma oportunidade ímpar para conhecer essa riqueza de estilos".

Para o sommelier de cervejas Elvio Rezende, além da interação entre as cervejarias e a população, o festival também incentiva a ideia de beber menos e beber melhor. "A proposta é proporcionar conteúdo de qualidade para as pessoas que querem conhecer mais sobre o ramo artesanal. Isto, com informações variadas que vão desde processo de produção de cerveja, harmonização, panorama do mercado regional até como esse setor pode influenciar os demais".
                                
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) também vai participar do Festival da Cerveja Artesanal de Mato Grosso como apoiadora. Fernando Medeiros, presidente da associação, afirmou que o cliente está cada vez mais exigente e com paladar apurado, o que requer dos bares e restaurantes a oferta de novos produtos.
 
"A bebida é de extrema importância para o setor da gastronomia. E o festival é a oportunidade de o consumidor conhecer diversas marcas e estilos, ter a oportunidade de degustar e aprender a harmonizar os pratos com determinado tipo de cerveja. A cerveja artesanal já caiu no gosto dos consumidores. Esse pode ser um movimento sem volta".  
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet