Olhar Conceito

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

teatro da ufmt

Espetáculo multimídia comemora 40 anos de carreira de Ivan Belém

Foto: Reprodução

Espetáculo multimídia comemora 40 anos de carreira de Ivan Belém
Um espetáculo multimídia que homenageia os 40 anos de carreira do ator Ivan Belém será exibido no próximo dia 22 de março, sexta-feira, no Teatro da UFMT. ‘O Progresso’ é um monólogo, com texto do escritor e advogado Eduardo Mahon, e esta exibição faz parte da programação em homenagem aos 300 anos de Cuiabá.

Leia também:
Espetáculo inspirado em obra de artista austríaco é exibido no Cine Teatro

De acordo com a sinopse, o texto fala sobre “a decadência de uma cidade provinciana através de um cidadão moribundo, proporcionando reflexões sobre o homem, a cidade e o tempo, todos vivendo transformações simultâneas da cultura local e nacional”.

A direção é de Luiz Marchetti e a peça conta, ainda, com audiovisual de cinema expandido. De acordo com a assessoria, a ideia de Mahon de criar o monólogo surgiu em 2017, exatamente para comemorar os 40 anos de teatro de Ivan Belém, um dos fundadores do grupo de teatro Gambiarra, que foi dupla de Liu Arruda.
 
Nascido às margens do Rio Cuiabá, em Barão de Melgaço, o homenageado Ivan Belém se mudou para a capital ainda recém-nascido. Sua relação com o teatro começou na infância, com os vizinhos, e na adolescência passou a integrar o grupo de teatro do Sesi. Mais tarde, fundou o ‘Gambiarra’, que em sua primeira formação era dedicado ao teatro infantil. Tempos depois, a companhia passou a ter orientação mais política, e se transformou no primeiro grupo de teatro de rua de Mato Grosso.
 
Belém foi, também, dupla de Liu Arruda por dez anos. Com ele, nos bares e quintais, apresentava Nhara e Creonice. Em 1999, após a morte do amigo, Ivan voltou a ser pesquisador. Graduado em História, fez mestrado e doutorado em Educação, e publicou os livros “A Baía de Tchá Mariana: Mitopoéticas Africana e Pantaneira nos círculos de aprendizagens ambientais” e “Liu Arruda: a Travessia de um Bufão”. Paralelamente deu continuidade ao Grupo Gambiarra, agora com sua terceira formação, encenando peças de autores mato-grossenses.  Além do teatro, atua também em circo, vídeo, rádio, TV e cinema.
 
Serviço

O progresso
Data: Sexta-feira, 22 de março
Horário: 20h
Local: Teatro da UFMT
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet