Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Música

acontece em maio

Após mudança de nome, ‘Grito Festival’ tem inscrições abertas para bandas de diversos estilos

Foto: Reprodução / Facebook

Foto da edição de 2018

Foto da edição de 2018

Antes chamado de ‘Grito Rock’, o festival de música que acontece tradicionalmente em Sinop (480km de Cuiabá) há sete anos foi renomeado para ‘Grito Festival’, e volta a acontecer, agora no Guadalupe bar, no próximo dia 4 de maio. As inscrições para bandas interessadas em se apresentar estão abertas até o próximo dia 21 (quinta-feira).

Leia também:
Espetáculo beneficente de 'Cameratas de Concerto' homenageia 300 anos de Cuiabá

Segundo o produtor cultural Anderson Maciel Ciriaco, responsável pelo evento, os interessados devem mandar release do(a) artista/banda e link de apresentação/áudio dos(as) mesmos(as) no chat da página de Facebook do evento (AQUI).

Sobre a mudança de nome, os criadores explicam: “O Grito sempre foi um festival conectado ao seu tempo e as mudanças em curso em nosso planeta. Pioneiro em sua lógica integrada, colaborativa e descentralizada, o Festival tem uma trajetória de expansão e capilarização pelo Brasil e pela América Latina sem precedentes, chegando a mais de 400 cidades, de 40 países, e articulando campanhas e ações muito conectadas a todas transformações e novas expressões ativistas e comportamentais do Mundo. É por isso que a partir de agora somos GRITO FESTIVAL. Diverso, contestador, crítico e festivo. Um grito para além de um único estilo, mas que possa ser de diferentes vozes, com diferentes ritmos e melodias”.

As edições integradas do Grito começaram em 2007, e em 2011 alcançaram a marca de 130 cidades, em oito países, movimentando 2 mil bandas e aproximadamente 200 mil espectadores. Em 2012, foram 205 cidades realizadoras, 37% a mais em comparação com 2011, envolvendo a participação direta de 700 produtores culturais, de 15 países diferentes. Finalmente, em 2014, ganhando amplitude global, o festival alcançou mais de 300 cidades e 35 países, tendo edições em vários países da América Latina, América do Norte, Europa e África.

O evento é um festival colaborativo, baseado em tecnologias livres. Em 2019 acontece em todo o mundo no período entre 01 de março a 30 de abril. Produtores independentes podem inscrever-se para participar e realizar uma edição em sua cidade.

O formato colaborativo permite que, a cada ano, mais produtores compartilhem experiências e fortaleçam a cadeia produtiva da música local ao passo que cria conexões em âmbito global. O Fora do Eixo, criador do evento, é uma rede de Cultura e Comunicação que reúne coletivos e parceiros espalhados em cerca de 300 cidades brasileiras. Em mais de dez anos de atuação impulsionou a criação de dezenas de projetos, que, por sua vez, estimularam o desenvolvimento de outras redes, tais como a Universidade das Culturas, o Banco das Culturas, a Rede Brasil de Festivais, a Mídia NINJA e o próprio Grito Rock.
 
Serviço

 
Grito Festival Sinop 2019 – 7ª edição
Data: 04 de maio de 2019
Local: Guadalupe Bar
Contatos: anderson.maciel.sinop@gmail.com
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet