Olhar Conceito

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

guarda municipal

Estudantes da rede municipal assistem a teatro de fantoches sobre violência contra a mulher

Foto: Divulgação

Estudantes da rede municipal assistem a teatro de fantoches sobre violência contra a mulher
O grupo de ‘Teatro de Fantoches’ da Guarda Municipal de Várzea Grande apresenta, durante o mês de março, uma peça que discorre sobre a violência contra a mulher. O espetáculo é exibido para alunos do 6º ao 9º ano de Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs).

Leia também:
Artistas organizam espetáculo em homenagem a André D’Lucca; ator saiu da UTI

De acordo com a assessoria, o foco das apresentações é a Lei Maria da Penha e os cinco tipos de violência que ela aborda: agressão física, da psicológica, da moral, da patrimonial e sexual.

O espetáculo já foi exibido nas EMEBs 'Lúcia Leite de Campos', localizada no bairro 13 de Setembro, e 'Tenente Abílio', localizada no bairro 15 de Maio, com público de 300 pessoas.

"Atualmente, o feminicídio tem sido um dos assuntos mais discutidos em todo o mundo, daí aproveitamos o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher para chamar a atenção dos jovens para esse fato que tem aumentado muito, e que está sendo praticado contra mulheres, independente do nível social. Como o teatro se tornou ferramenta pedagógica, a nossa preocupação é abordar o tema, ainda que de forma lúdica, com a total responsabilidade, chamando a atenção dos alunos para um fato que deixa vítimas e provoca comoção social", destaca a coordenadora do Teatro de Fantoche e Guarda Municipal Inês Guimarães.

Evandro Homero Dias, secretário de Defesa Social e Comandante da Guarda Municipal, afirma que é fundamental discutir todas as questões, principalmente a violência contra a mulher, e como a escola é um local de aprendizado, nada melhor que começar por elas. "Os alunos precisam ter essa abordagem e a discussão em torno desse tema tão importante e atual. É uma forma de também assimilar este assunto que na maioria das vezes pode acontecer em suas famílias e na comunidade em que vivem".

Segundo a integrante do Teatro de Fantoche Faulen Eliza Rodrigues, também guarda municipal, todas as escolas que desejam receber um dos espetáculos produzidos pelo grupo 'Arte de Proteger', devem encaminhar a solicitação junto a base da Guarda Municipal, para agendar a data e horário da apresentação.

Na próxima semana os alunos das escolas 'Tenente Abílio' e 'Paulo Freire' receberão o grupo, com um espetáculo que vai abordar o tema 'Cultura de Violência'.  Dentre os temas debatidos pela equipe da Guarda Municipal de Várzea Grande estão também a Dengue – combate, prevenção e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika vírus e chinkungunya - e os Cuidados com o Trânsito, principalmente no trajeto para as escolas.

Informações
 
A Guarda Municipal fica localizada na Av da Feb nº 2051, em Várzea Grande
Telefone: 0800 646 3190
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet