Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Comportamento

neste final de semana

Monge budista comanda retiro em Chapada e ensina a desenvolver a paz interior

Foto: Divulgação

Monge budista comanda retiro em Chapada e ensina a desenvolver a paz interior
O monge budista Daniel Calmanowitz – Sánguie Tênzin, cofundador do Centro de Dharma da Paz de São Paulo, estará em Mato Grosso a partir da próxima sexta-feira (22) para ministrar palestras em Cuiabá e comandar um retiro em Chapada dos Guimarães.

Leia também:
Retiro de meditação com mestre pela USP tem voto de silêncio em Chapada
 
Daniel é diretor presidente da Fundação Lama Gangchen para a Cultura de Paz, criada em 2006, onde também trabalha em campo nos projetos de educação de paz. Coordena e ministra cursos, palestras, práticas de meditação e retiros no Centro de Dharma da Paz, templo de práticas e estudos do budismo tibetan, fundado em 1988, em São Paulo. É discípulo do mestre budista tibetano S.E. Lama Gangchen Rinpoche e praticante budista desde 1987. Participa de ensinamentos e retiros com Lama Gangchen no Brasil e em várias partes do mundo, e o acompanha em muitas viagens de peregrinação a lugares sagrados budistas na Índia, Tibet, Nepal, Indonésia, Myanmar e outros.
 
Em Chapada, o retiro acontece no sábado (23) e domingo (24), com o tema ‘Cultura da Paz’. O objetivo, segundo o monge, é dedicar dois dias a atividades que ajudem a desenvolver paz interior, com exercícios práticos de meditação e a reflexão de como cultivar a verdadeira felicidade segundo os ensinamentos de Buddha Shakyamuni.
 
No sábado (23) a tarde serão apresentadas de forma simples e direta as ‘Quatro Nobres Verdades’, os primeiros ensinamentos de Buddha, que em sua essência visam a conquista da felicidade, paz e qualidade de vida. Já no domingo, manhã e tarde, será realizado um workshop de Autocura Tântrica Ngal-So, que visa o equilíbrio e relaxamento do corpo, palavra e mente.
 
"É uma prática simples que pode ser feita por pessoas com experiência mais avançada ou inicial em meditação. O importante é respeitar sempre os próprios limites e estar disposto a se observar, porque toda e qualquer transformação interna acontece de forma gradual e amorosa", acrescenta o professor.
 
Para o monge, a educação socioemocional deveria ser incluída no sistema de ensino brasileiro. Em sua fundação, em São Paulo, que é dedicada à educação de paz de forma laica, a experiência de meditação com crianças e jovens de escolas públicas e privadas tem sido um diferencial com muitos feedbacks positivos de famílias e professores, afirma.
 
"Nossa proposta não é fazer quem pratica a meditação um budista, o que queremos é oferecer ferramentas para que as pessoas tenham melhor qualidade de vida, sejam mais felizes e também sejam pessoas melhores".
 
Cuiabá
 
O monge também estará em Cuiabá na sexta-feira (22), com dois momentos de palestra. Um deles será em uma empresa privada (não aberta ao público), com enfoque em combate ao estresse e melhoria da concentração na rotina diária. E o outro será um diálogo aberto público e gratuito, com tema voltado à educação para a paz (local e horário ainda a definir).
  
Retiro paz interior
 
A programação em Chapada dos Guimarães ocorrerá no sábado e domingo (23 e 24), sendo no sábado das 14h30 às 19h, e no domingo, das 10h às 17h30. O investimento é de R$ 300,00, incluindo estadia na Pousada Aretê e alimentação.
 
Serviço
 

É necessário ligar e fazer reserva tanto para a palestra quanto para o retiro.
Informações e reservas: (65) 98414-4383/98123-4814/contatoperolaazul@gmail.com
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet