Olhar Conceito

Domingo, 19 de janeiro de 2020

Notícias / Comportamento

Cartórios promovem casamentos gratuitos em Mato Grosso

Da Redação - Vitória Lopes

24 Mar 2019 - 14:05

Foto: iStock/Getty Images

Cartórios promovem casamentos gratuitos em Mato Grosso
A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), entidade que representa os cartórios, é idealizadora do Projeto "Cartório Amigo – Ações para um futuro melhor", que consiste na prestação de diversos serviços gratuitos à população. Um deles é o casamento social, destinado aos que comprovarem renda mensal de até três salários mínimos.

Leia mais:
Projeto arrecada lixo eletrônico e doa renda para o Hospital de Câncer
 

Este ano, a segunda edição do Cartório Amigo será realizada no dia 10 de agosto, em todos os cartórios do Estado que aderirem ao projeto, e as inscrições para o casamento social já estão abertas. Em Cuiabá, são 400 vagas, todas gratuitas.
 
Os noivos interessados na celebração do casamento devem providenciar os documentos necessários e entregá-los na sede da Anoreg-MT, para a devida triagem, das 8h às 16h, localizada na Rua Holanda, nº 47, Bairro Santa Rosa, em Cuiabá. No interior, o atendimento é direto nos cartórios participantes, das 9h às 17h.
 
Confira abaixo os documentos necessários para cada caso:
 
Noivos solteiros – certidão de nascimento (original); RG e CPF; duas testemunhas com RG (ou CNH) e CPF (maior de 18 anos); comprovante de endereço em nome dos noivos.
 
Noivos divorciados – certidão de casamento (original com averbação do divórcio); formal de partilha ou cópia da sentença prolatada pelo juiz ou cópia da escritura pública de divórcio (divórcios efetuados a partir do ano de 2003) onde discorre acerca dos bens; RG e CPF; duas testemunhas com RG (ou CNH) e CPF (maior de 18 anos); comprovante de endereço em nome dos noivos.
 
Noivos viúvos – certidão de casamento (original com averbação do óbito); certidão de óbito do cônjuge falecido; formal de partilha (caso tenha bens); inventário negativo; RG e CPF; duas testemunhas com RG (ou CNH) e CPF (maior de 18 anos); comprovante de endereço em nome dos noivos.
 
Noivos civilmente menores – 16 e 17 anos – comparecer com pai e mãe; menores de 15 – alvará judicial de suprimento de idade, pai e mãe; certidão de nascimento (original); RG e CPF; duas testemunhas com RG (ou CNH) e CPF (maior de 18 anos); comprovante de endereço em nome dos noivos.
 
Noivos estrangeiros – certidão de nascimento (original e traduzida por tradutor juramentado e registrada junto ao Cartório de Títulos e Documentos – 1º Ofício de Cuiabá); certidão original que prove o estado civil do (a) nubente (também traduzida e registrada); antecedente criminal do país de origem (traduzido e registrado); certidão da Justiça Federal (caso o estrangeiro tenha CPF, pode imprimir pela internet; caso não tenha, procurar a Polícia Federal); passaporte original atualizado (ou RNE); certidão consular; comparecer pessoalmente junto ao cartório. Observação: caso for divorciado, apresentar a certidão de casamento e sentença de divórcio.
 
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3644-8373.

9 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Rosana de campos
    01 Abr 2019 às 10:31

    Sim eu quero realizar o meu casamento que Deus abençoe nós ????????

  • Alessandra cristina. Dos santos
    28 Mar 2019 às 11:51

    Vai ter aqui em Cáceres. MT

  • Vamderleia
    27 Mar 2019 às 14:24

    eu quero

  • Silas de Camargo
    25 Mar 2019 às 03:45

    A função basica, primeira, de qualquer Serviço Público Registral, seja de Imóveis ou de Civil é propor a regularização do patrimônio do indivíduo, Inserido, nesse contexto, a união dos casais, consoante o determina a legislação dos Registros Públicos 6.015/1973. Parabéns aos colegas!!

  • elisangela
    24 Mar 2019 às 21:38

    Olá gostaria de saber sí aqui em Rondonópolis vai ter o casamento comunitário, qual telefone posso ligar pra me informa?

  • Jaco
    24 Mar 2019 às 18:14

    Quero

  • Wolley Pontes Gomes
    24 Mar 2019 às 16:43

    Eu me interesso em realizar meu casamento

  • Elisangela Boff da Silva
    24 Mar 2019 às 15:17

    Em Rondonópolis vai ter tbem quero muito me casar fazer tudo correto aos olhos do pai nosso Deus e não tenho condições de pagar esporo informações obrigada

  • Vanessa
    24 Mar 2019 às 15:12

    Em Mirassol DOeste haverá essa ação também?

Redes Sociais

Sitevip Internet