Olhar Conceito

Terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Notícias / Tecnologia

Terceira edição do ‘Arduino Day’ levou especialistas e estudantes à Univag

Da Redação - Isabela Mercuri

25 Mar 2019 - 14:01

Foto: Da Assessoria

Terceira edição do ‘Arduino Day’ levou especialistas e estudantes à Univag
A terceira edição do Arduino Day Univag aconteceu no último dia 16 de março, sábado, e levou especialistas e estudantes ao Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). O evento foi realizado em parceria com o YouTube Arduino Brasil.

Leia também:
Empresa apresenta métodos de armazenamento digital após exigência do MEC a instituições de ensino superior

"Enquanto instituição de ensino o evento está dentro da nossa filosofia educacional, de trabalhar inovação e estar sempre à frente e é essa filosofia que nos coloca na posição de destaque da qualidade que temos, não só no estado, mas também no país", ressaltou o vice-reitor da instituição de ensino, professor Flávio Foguel.

Um dos palestrantes foi o professor Newton C. Braga, referência mundial na área de eletrônica que tem mais de 160 livros publicados em diversos países. Ele abriu o evento falando da importância da plataforma Arduino.

"No Arduino Day, estudantes e interessados em eletrônica agregam conhecimentos com o uso da plataforma, que pode ser usada também na aplicação profissional de outros setores. É uma honra participar desse evento no Univag", afirmou o professor.

“Arduino e as Novas Tecnologias - Até quando podemos usar a plataforma em nossos projetos” foi o tema da palestra de Waldyr Reis. "Esse é terceiro ano que venho no Univag ministrar uma palestra sobre o Arduino. O evento tem uma grande importância para a educação, quanto mais, melhor, para despertar a curiosidade eletrônica nas pessoas", afirmou.

Foram realizadas, ainda, palestras dos especialistas em tecnologia Rodolpho Chrispim, Marcelo Maximiano e Andressa Siqueira, e seis oficinas simultâneas, em que alunos de diversas escolas competiram com projetos próprios. "É a entrada para um novo universo, as mudanças estão acontecendo muito rápido e é preciso se atualizar para acompanhar. Para nós, do canal Arduino Brasil, é uma grande satisfação essa parceria com o Univag, que está sempre de portas abertas para nós”, destaca o presidente do canal do YouTube Arduino Brasil, Nascimento Junior.

O Arduino é uma ferramenta para criar dispositivos eletrônicos que são controlados por um software escrito numa linguagem de programação específica que é instalada no computador. O programa é criado no computador e transferido para o dispositivo, que utiliza a placa Arduíno.

Confira as escolas que tiveram seus projetos premiados no Arduino Day UNIVAG 2019:

Categoria: Maker
1º Lugar - Escola Chave do Saber - ECSA
2º Lugar - Colégio Notre Dame de Lourdes
3º Lugar - Escola Estadual Professor José Mesquita de Carvalho
 
Categoria: Youtube
1º Lugar - Colégio Notre Dame de Lourdes
2ª Lugar - Escola Chave do Saber - ECSA
3º Lugar - Escola Estadual Professor José Mesquita de Carvalho

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet