Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cuiabá 300 anos

começa sábado

Três Américas terá programação comemorativa dos 300 anos com apresentação do Flor Ribeirinha

Foto: Reprodução

Três Américas terá programação comemorativa dos 300 anos com apresentação do Flor Ribeirinha
A comemoração dos 300 anos de Cuiabá começa neste sábado (30) no shopping Três Américas, com uma oficina gratuita de Siriri e o lançamento de uma exposição que ficará aberta até o próximo dia 4 de maio. A cerimônia de abertura será às 10h, na passarela do Shopping.

Leia também:
Emanuel chama Arena de 'elefante branco' e anuncia nova festa dos 300 anos: “Tive que trocar a roda do carro com ele andando”

De acordo com a assessoria, a programação conta, ainda, com apresentações culturais, exposições, oficinas com temas cuiabanos, música e cores. A Exposição "Janelas de Cuiabá" conta a história do Grupo Flor Ribeirinha e retrata diversos aspectos da cultura cuiabana, como artesanatos, cerâmica, a religiosidade do povo e a origem do Siriri e do Cururu.

"Nós, do shopping mais cuiabano da cidade, não podíamos deixar de homenagear a nossa cidade. E que forma melhor de fazer isso do que trazendo o Flor Ribeirinha e tudo o que ele representa pra dentro de nossa casa? Queremos oferecer de presente ao público cuiabano uma experiência única, com toda o calor e a beleza que Cuiabá merece", afirmou a presidente da Associação de Lojistas do Shopping 3 Américas, Acilene Clini.

A Associação Cultural Flor Ribeirinha trabalha há mais de 25 anos no resgate, manutenção, proteção e difusão da cultura popular, sobretudo o Siriri e Cururu, bem como outras formas de expressão da cultura regional. Em 2017, o grupo venceu o Festival Internacional de Arte e Cultura, realizado em Istambul, na Turquia, com o espetáculo "Mato Grosso Dançando o Brasil".

Além da oficina, o grupo faz uma apresentação no domingo (31), a partir das 16h, a Praça de Alimentação. O espetáculo ainda será exibido dias 7 e 14 de abril, no mesmo horário.

Confira a programação completa das festividades:

No dia 30, das 15h às 17h40, O Flor Ribeirinha realiza ainda a oficina gratuita "Dançando o Siriri", na Praça de Alimentação do 3 Américas, uma oportunidade para o público imergir no ritmo tradicional cuiabano, embalados pela viola de cocho, tamborí e ganzá. No dia 28 de abril ocorre a 2ª edição da oficina.

No domingo, dia 31, o Grupo Flor Ribeirinha apresenta o espetáculo "Sempre em Flor", também na Praça de alimentação do mall, a partir das 16h, com estrutura completa e em grande estilo. Durante as comemorações, o grupo se apresenta ainda nos dias 7 e 14 de abril, sempre às 16h.

No sábado seguinte (06.04), às 16h30, o público irá conhecer toda a arte e a magia da confecção da Viola de Cocho cuiabana, em uma oficina contemplativa ao som da música tradicional da região tocada por músicos do Flor Ribeirinha. Quem não puder ir, terá uma nova oportunidade na 2ª edição da oficina, no dia 27 de abril.

Já no aniversário de Cuiabá, dia 8 de abril, é a vez do Semente Ribeirinha fazer uma bela apresentação. O grupo é formado por crianças de 6 a 12 anos que participam do projeto da Associação Cultural para resgate e manutenção das tradições cuiabanas. Na mesma semana, dia 13 de abril, a cerâmica cuiabana é tema da oficina gratuita "Mão na Massa", com duas turmas, a partir das 15h, no térreo do shopping.

No dia 20 de abril, sábado de aleluia, as crianças poderão participar gratuitamente da "Oficina de Biscuit de Páscoa" e criar com suas próprias mãos lembrancinhas personalizadas com temas cuiabanos. A atividade terá início às 15h, com duas turmas. No domingo de Páscoa, 21 de abril, o grupo Semente Ribeirinha volta a se apresentar na Praça de Alimentação.

A programação alusiva ao aniversário de 300 anos da capital mato-grossense encerra no dia 4 de maio, às 16h, com uma grande apresentação do Grupo Flor Ribeirinha.
 
Serviço
 
Lançamento da programação dos 300 anos de Cuiabá com Flor Ribeirinha
Data: 30 de março, a partir das 10h
Local: Passarela do Shopping 3 Américas
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet