Olhar Conceito

Domingo, 27 de setembro de 2020

Notícias / Música

Coral da UFMT apresenta 'Misa Criolla' e outras canções sacras na Catedral Metropolitana

Da Redação - Isabela Mercuri

03 Abr 2019 - 14:06

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Coral da UFMT apresenta 'Misa Criolla' e outras canções sacras na Catedral Metropolitana
Um concerto especial do coral da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que marca as festividades em comemoração aos 300 anos de Cuiabá acontece na Catedral Metropolitana da cidade, na noite desta quinta-feira (4), a partir das 19h15. A apresentação abre a temporada artística do grupo em 2019.

Leia também:
Curso de extensão oferece aulas gratuitas de trombone a iniciantes
 
No programa, o Coral vai interpretar a “Misa Criolla”, um clássico da música vocal latino-americana, além de outras canções de cunho sacro. “Essa peça foi apresentada ano passado em nosso concerto de final de ano, bem como no encontro de coros, o CantaPueblo, onde tivemos a oportunidade de cantar com coros de outros países da América, como do Uruguai, da Argentina e do Panamá. Neste concerto, escolhemos apresentar a Misa Criolla num importante cenário da nossa cidade, a Catedral Metropolitana de Cuiabá”, explica a regente e diretora artística do Coral UFMT, Dorit Kolling. 
 
A ‘Misa Criolla’ foi composta por Ariel Ramirez, entre 1963 e 1964, e traz consigo a ideia de uma obra litúrgica, escrita em língua espanhola, em que cada parte é interpretada com ritmos diferentes que correspondem a regiões distintas da Argentina.
 
“A Misa Criolla, juntamente com Navidad Nuestra, é considerada a mais famosa composição de Ramirez e também, devido a sua popularidade, que ultrapassa as fronteiras da América do Sul, a mais importante obra argentina de música sacra. É uma das mais populares de música cristã na América Latina e muito conhecida e executada entre os corais amadores”, destaca a maestrina.
 
O cantor cuiabano Helberth Silva será o solista para a apresentação, que conta com o acompanhamento dos músicos Rodrigo Cavalcante (teclado), Gabriel Rodrigues Campos (charango), Tarcísio Oliveira e Adonys Aguiar (percussão). A direção artística e regência fica por conta da Maestrina Dorit Kolling.
 
O concerto é uma realização da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) a partir da Agenda Tricentenária e do Coral UFMT em parceria da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.
 
Mais informações pelo telefone (65) 3615 8703, na página do Facebook ou do Instagram.

Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet