Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cuiabá 300 anos

LENDA

Mulher mascarada assombrava carnaval e levava apaixonados para cemitério na década de 50

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Mulher mascarada assombrava carnaval e levava apaixonados para cemitério na década de 50
Durante a década de 1950, por conta da falta de uma universidade em Cuiabá, muitos cuiabanos iam estudar no Rio de Janeiro, principalmente para o curso de Direito. Com a chegada de férias e feriados prolongados, eles retornavam para a capital mato-grossense. Foi em uma dessas voltas que um estudante foi surpreendido por uma belíssima mulher, conforme conta Aníbal Alencastro ao Olhar Direto.



Leia mais:
Mané Boi veio do Pantanal para Cuiabá de barco e abriu bar tradicional após duas grandes enchentes

Era noite de carnaval. O jovem estava curtindo mais uma de várias festas carnavalescas com os amigos onde hoje fica localizado o Clube Feminino, no Centro. Em meio a festa, ele avistou uma bela mulher mascarada, chamada Isadora. Gamado na moça, ele a chamou para dançar. Eles dançaram a noite inteira. Ele queria dar pausas de descanso, mas ela não deixava ele sentar dizendo que “queria aproveitar a noite”.

Em meio a muita dança, a mulher perguntou ao rapaz que horas eram e, ao descobrir ser quase meia-noite, se desesperou, dizendo que precisava urgentemente ir embora. O rapaz questionou a pressa dela e até mesmo pediu para que permanecesse mais tempo, afinal, era carnaval, mas ela o ignorou, descendo as escadarias e saiu em meio a chuva do salão de festas.

Preocupado, o homem pegou sua capa de chuva que tinha deixado na recepção do salão, foi até ela, a cobriu e chamou um táxi para que pudesse ir embora. Por fim, ele acabou por acompanhá-la durante todo o trajeto e pediu para ela tirasse a máscara, mas Isadora não quis, alegando que não poderia tirar.

Chegando próximo à Avenida Getúlio Vargas, Isadora começa a guiar o taxista até chegar no Cemitério Piedade, um dos principais de Cuiabá, localizado hoje próximo ao Instituto Federal de Mato Grosso. Ela disse “para aqui” e abriu a porta do carro. O rapaz ficou intrigado com a situação, questionando se ela morava ali por perto, e ela respondeu dizendo que morava no cemitério.

Saindo do carro, os portões do cemitério se abriram sozinhos para ela, que entrou logo em seguida. O jovem e o taxista ficaram apavorados com toda a situação e foram embora.

No dia seguinte, o rapaz, totalmente intrigado com o que havia acontecido na noite anterior, foi até o ponto de táxi onde se encontrava o taxista que havia levado a misteriosa mulher mascarada até o cemitério. Os dois juntos retornaram até o cemitério para investigar o que tinha acontecido.

Os dois checaram as sepulturas com os nomes de Isadora até encontraram uma com uma foto que se assemelhava a ela. A confirmação veio, na verdade, de forma inesperada: a capa de chuva emprestada pelo rapaz estava dobrada em cima da sepultura. Na lista de pessoas enterradas no Cemitério Piedade, checada depois pelos dois, constava que ela havia falecido há cinco anos por causas desconhecidas.


A história é tão conhecida por cuiabanos que já teve algumas reinterpretações ao longo dos anos. O conto da mulher mascarada pode ser encontrado no próprio livro de Aníbal, “Cuyaba: história, crônicas e lendas”, como “Minha Namorada do Além”, e também já foi tema de intervenção artística em 2018. De qualquer forma, caso aconteça de você encontrar uma mulher mascarada e ela pedir para ser deixada em um cemitério, já saiba: você topou com Isadora.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet