Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

abril indígena

Programação terá palestra com Terena e biblioteca aberta com obras escritas por indígenas

Foto: Divulgação

Acampamento Terra Livre 2017

Acampamento Terra Livre 2017

O Espaço Experienciar e a Oráculo Comunicação, educação e cultura realizam, durante o mês de abril, duas atividades relativas ao dia do índio, comemorado em 19 de abril. O primeiro deles será uma palestra com uma jovem de etnia Terena e, o outro, a abertura de uma biblioteca com obras escritas somente por indígenas ou por povos indígenas.

Leia também:
Arte-educadora, indígena de MT palestra em evento na Suíça nesta sexta-feira

Segundo Naine Terena, uma das organizadoras, a programação foi proposta devido à grande procura de educadores para a composição de programações em suas escolas. "O pouco tempo, a dificuldade em se falar dos 305 povos indígenas do Brasil, e de suas peculiaridades, não permite que atendamos todos os professores que nos procuram". A solução, então, foi aproveitar a presença da jovem Terena, que vai falar sobre um aspecto que é comum entre todos os povos indígenas do Brasil: a relação com a natureza e a interconexão que é oriunda das próprias cosmologias.

A jovem convidada é Cleidiná Custódio, que mora na aldeia Limão Verde, em Mato Grosso do Sul, e está visitando Cuiabá. No Workshop, ela vai contar um pouco sobre como é a vida na aldeia, a relação com o ambiente em que habita e mostrar um pouco de uma coleta que está realizando desde o começo do ano, referente a chás e ervas medicinais utilizadas dentro da própria comunidade. Para isso, ela tem conversado com pessoas mais velhas, seu pai e avó, e a anotação é um registro da memória do local. Para apresentar um pouco desse trabalho, os convidados poderão experimentar um pouco dos chás e também, ouvir um pouco da música Terena, além de experienciar a relação homem/natureza.

A palestra será no dia 11 de abril, próxima quinta-feira, e para participar desta atividade é necessário a inscrição antecipada pois o espaço é limitado. A contribuição é de R$40,00 e deverá ser paga através da conta bancária ou cartão de crédito/débito do espaço Experienciar. A mediação da atividade será feita por Naine Terena, com a colaboração do professor João Matias, que executará cantos e algumas atividades lúdicas.

A outra atividade acontece no dia 17 de abril (quarta-feira), também no Experienciar, quando será montada uma biblioteca com literatura escrita por indígenas ou sobre os povos indígenas. O horário de visitação será das 8h30 às 17h e deve ser feito o agendamento.

Obras de autores como Daniel Munduruku, Graça Graúna, Eliana Potiguara entre outros autores, poderão ser conhecidos pelos visitantes, e durante a visita lida pelo grupo. Naine explica que estes livros fazem parte do seu acervo particular, porém podem contribuir para ampliar a visibilidade da produção indígena em literatura e também, de reconhecer a presença dos povos na atualidade. Esta atividade é gratuita, mas quem quiser pode contribuir com a caixinha do espaço para a manutenção de atividades.

Serviço

Workshop Memórias da Origem
Dia: 11/04 das 15h00 as 17h00
Local: Espaço Experienciar, Rua Coletora 05, qd. 24, n. 04 Jardim Universitário
Investimento: R$40,00
Informações sobre ementa e inscrições: (65) 981181-1618 / (65) 65 9942-7486
Email para confirmar inscrições: experienciarespaco@gmail.com

Biblioteca da literatura indígena
Dia: 17/04/2019 das 8h30 às 17h (mediante agendamento)
Agendamento: experienciarespaco@gmail.com e (65) 9942-7486
Atividade Gratuita
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet