Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Comportamento

nesta quinta

Palestra na UFMT discute racismo e gordofobia 'na sociedade do ódio imanente'

Foto: Divulgação

Neusa Baptista e Maria Luisa Jimenez

Neusa Baptista e Maria Luisa Jimenez

Uma palestra com o intuito de trazer duas questões ainda bastante delicadas no que diz respeito às diferenças étnicas e estruturais das mulheres, sua cor e forma, acontece nesta quinta-feira (11) na Universidade Federal de Mato Grosso. “Racismo e gordofobia na sociedade do ódio imanente” tem entrada gratuita a partir das 19h, e acontece no Anfiteatro do Departamento de Geografia.

Leia também:
“Aparência para mulher negra é uma questão política”, diz jornalista após dez anos de ‘Projeto Pixaim’
 
As palestrantes são Maria Luisa Jimenez Jimenez, filósofa, professora de ensino médio, feminista, ativista gorda, escritora, artista, colaboradora do site TODASFRIDAS, fundadora/criadora do Grupo de Pesquisa Estudos Transdisciplinares do Corpo Gordo no Brasil, Mestre e Doutoranda em Estudos de Cultura Contemporânea ECCO, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); e Neusa Baptista Pinto, que é jornalista, com experiência na área de assessoria de imprensa e Produção Cultural de Ações Educacionais, como foco na diversidade racial (Projeto Pixaim), também mestre pela ECCO, membro do grupo de pesquisa Comunicação e Cidade – interfaces transdisciplinares e autora de livros infanto-juvenis que tratam da temática racial.
 
De acordo com a assessoria, a motivação da palestra é a constante atmosfera de ódio contra estas pessoas. “Mesmo havendo mais espaços de discussão e grupos organizados para promover conhecimento e orientar os cidadãos, parece que têm-se vivido numa atmosfera de ódio imanente em torno da diversidade, especialmente contra as mulheres”, explica.
 
Segundo a organização, racismo e gordofobia “são dois paradigmas que se encontram em muitos momentos e, quando se trata do universo feminino têm sido, historicamente, motivo de desqualificações e privação de direitos universais. Além disso, o racismo e a godofobia têm se manifestado na sociedade contemporânea, na forma de agressões verbais e físicas, com uma frequência preocupante”.
 
A palestra é a segunda ação efetivada e faz parte das diversas propostas instrutivas e orientativas do projeto ‘Lute como uma gorda!’ que serão realizadas ao longo do ano de 2019, e tem apoio da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), FAPEMAT (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso), ECCO/UFMT ( Programa de Estudos Interdisciplinares de Cultura Contemporânea), Departamento de Geografia (UFMT/ICHS), CULT! – Produção de Conteúdo Inteligente, Camila Pasinato: Design de Moda e Ilustração, Metade Cheio Bar e Bistrô, Cozinha de Sal – Cozinha Verde Inteligente (Chapada dos Guimarães/MT) e NEOM/Bordadeiras de Chapada dos Guimarães – Núcleo, Estudo e Organização da Mulher.
 
Serviço
 
Palestra - Corpos Femininos Dissidentes: Racismo e Gordofobia na Sociedade do Ódio Imanente
Data: 11/04/19 (Quinta-Feira);
Local: Anfiteatro/Departamento de Geografia (UFMT/ICHS);
Horário: 19:00
Entrada Gratuita (Aberto à Comunidade Acadêmica e Civil);
Informações:(65) 99301-8851/(65) 98160-0495
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet