Olhar Conceito

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

Mães por Amor

Exposição fotográfica retrata cotidiano de crianças com microcefalia e suas famílias

Foto: Bruno Sampaio

Exposição fotográfica retrata cotidiano de crianças com microcefalia e suas famílias
A troca de experiências e vivências do grupo “Mães por Amor” idealizou a exposição fotográfica “A vida com microcefalia”, que busca sensibilizar e desmitificar o cotidiano de crianças com microcefalia e suas famílias. O fotógrafo Bruno Sampaio retratou os desafios e as trajetórias de 17 crianças de 1 a 7 anos de idade, que vivem na Baixada Cuiabana. A exposição acontece no Espaço Magnólia, no próximo sábado (27).

Leia mais:
Museu do Morro da Caixa D’Água Velha é revitalizado e abriga nova exposição


Bruno, que é pai de Miguel, de 9 meses, foi convidado para fotografar as crianças pela doula que realizou o parto de sua esposa. Por trabalhar com fotografia documental de famílias, o fotógrafo aceitou na hora o desafio e percorreu por duas semanas diversos bairros periféricos de Cuiabá – muitos sem saneamento básico. Durante a experiência, ele não só viu o dia a dia dos fotografados, como também observou suas dificuldades.

“Depois que começou essa parte de construção da fotografia digital para a fotografia impressa, mobilizei amigos e conhecidos para auxiliar essas mães a terem mais ‘visualizações’, vamos dizer assim. A ter um impacto, sair do lado invisível, e dar visibilidade para essa doença, porque elas (mães) tem muita dificuldade de apoio às vezes”, comenta.

Retratando o cotidiano dessas famílias da forma mais natural possível, sem grandes produções, as 32 fotografias que compõem a exposição mostram o amor e cuidado dos pais pelos filhos em seu ápice mais genuíno.

“Eu ficava conversando, perguntando como que era ser mãe de uma criança com microcefalia. Quais eram as dificuldades de cuidar de uma criança nessa situação e o que ela trazia de bom, o que ela agregava na vida dessa família, e você percebia o amor da mãe e dos familiares por aquela criança”, tentava explicar em palavras o fotógrafo. “Cada caso, cada mãe, cada criança, era uma forma que me impactava”.

Microcefalia

Quando o zika vírus ganhou os holofotes, em 2015, ele assustou especialmente grávidas, devido o aumento repentino do número de casos de microcefalia. Segundo o Ministério da Saúde, enquanto que entre 2010 e 2014 foram registrados um total de 781 casos em todo país, durante o ano de 2015 já foram registrados 2.401 casos da doença e 29 óbitos em 549 municípios do Brasil.

A microcefalia é uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Neste caso, os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menor que o normal, que habitualmente é superior a 32 cm. Essa malformação congênita pode ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens, como substâncias químicas e agentes biológicos (infecciosos), como bactérias, vírus e radiação.

Serviço

Data: 27 de abril (sábado) no Espaço Magnólia; 29 e 30 de abril na Assembleia Legislativa
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet