Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Música

neste domingo

Orquestra da UFMT realiza Concerto de Câmara em homenagem às mães

Foto: André Rondon

Orquestra da UFMT realiza Concerto de Câmara em homenagem às mães
A retomada dos concertos de Câmara da Orquestra da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) acontece no próximo domingo (12), dia das mães. A apresentação será a partir das 10h, no Teatro Universitário, com entrada gratuita e sem necessidade de retirada antecipada de ingressos.

Leia também:
Arena Pantanal recebe visita de consultor do Allianz Parque para viabilizar shows no gramado

De acordo com a assessoria, o evento será uma “alquimia entre naipes de madeira e metal”, com o quinteto de sopros formado pelos músicos Eduardo Lima, Gabriel Lisboa, Leonnid Paniago, Laerte Tavares e Rute Gomes.

Este é o segundo programa realizado pela Orquestra na temporada 2019, e o primeiro que marca a retomada da música de Câmara, feita em pequenos grupos com os mesmos instrumentistas da Orquestra, porém em formação reduzida. “É mais uma novidade da orquestra, ampliando repertório e público, trazendo a oportunidade de um concerto em um horário especial. E esse, especificamente, é dedicado às mães, para que os filhos deem de presente a elas um momento especial de cultura e de lazer”, aponta o maestro Fabrício Carvalho.

Desta vez, a novidade é a união da sonoridade dos instrumentos de sopro, com os líderes do chefe do naipe de madeiras, como flauta, fagote, clarinete e oboé, e a trompa, do naipe dos metais. “A trompa tem um caráter bastante suave. Talvez seja, dos instrumentos de metais, o mais suave. Por isso ele se encaixa bem com a formação de madeiras que são de instrumentos com timbres mais suaves, gerando um som muito gostoso e diferente”, observa. 

No espetáculo serão exibidos “Aragonaise”, da Suíte Carmen, de George Bizet; “Divertimento n° 1 em Si Maior”, de Joseph Haydn; “Dança dos Cisnes”, de Piotr Ilitch Tchaikovsky; “Cinco peças em trio”, de Jacques Ibert; “Arrecifes Armorialis”, de Marcelo F.M.; e Lamento, de Pixinguinha. “Essa última canção também comemora o aniversário de Pixinguinha, ocorrido no final de abril”, acrescenta Fabrício Carvalho.

Serviço

Concerto de Câmara
Domingo, 12 de maio
Horário: 10h
Local: Teatro da UFMT
Entrada gratuita
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet