Olhar Conceito

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

Cena Livre de Teatro

Festival de Cenas Curtas tratará de temas como feminicídio e regionalismo no teatro da UFMT

Foto: Da Assessoria

Festival de Cenas Curtas tratará de temas como feminicídio e regionalismo no teatro da UFMT
O segundo ‘Festival de Teatro Cenas Curtas’ acontece nesta quarta e quinta-feira (15 e 16) no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Realizado pelo Grupo Cena Livre de Teatro, o evento é idealizado por estudantes do curso de extensão em Artes Cênicas, e tem entrada solidária de um litro de leite UHT.

Leia também:
Artistas de Cuiabá realizam espetáculo beneficente em prol de Moçambique

“O festival representa o resultado de um trabalho que vem sendo realizado desde 2017 graças ao esforço dos estudantes do curso e dos investimentos da universidade pública. Muitos irão se apresentar pela primeira vez. É uma grande oportunidade de se apresentar ao público em um grande teatro como é o Universitário”, explica Lucas Lemos, diretor e orientador do grupo.

O espetáculo é composto por catorze cenas, fruto de um material desenvolvido em oficinas que acontecem todos os sábados no Centro Cultural da UFMT. Os dramaturgos, atrizes, atores, diretoras e diretores do coletivo somam 55 alunos.

Dentre os temas abordados nas cenas estão feminicídio, cotidiano, regionalismo, Cuiabá 300 anos, comédia, e musical. “Nossas esquetes são fruto do que vivenciamos e expressão do nosso posicionamento diante da atual conjuntura política. O Cena Livre é um espaço de criação crítica, onde todos trabalham para que a arte seja sentida. Acreditamos que toda ideia é importante, e nessa quarta e quinta esperamos emocionar o público com o que levaremos ao palco”, afirma Ana de Mello, que também é facilitadora no grupo.

O festival tem direção geral de Lucas Lemos e Ana C. de Mello, maquiagem de Leandro Brito e Eros Eduardo Sgorlon, iluminação de Xico Macedo, e atuação dos alunos matriculados e atuantes no projeto em 2019.

O Cena Livre de Teatro nasceu em 2016, por meio de experimentos teatrais. A Confraria H, como era chamada inicialmente pelos estudantes de história da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tornou-se um projeto de extensão da instituição ainda em 2017.

Na época, o projeto de pesquisa foi coordenado pela professora Ana Maria Marques e orientado por Leosan Sampaio, que dirigiu o coletivo até o ano de 2018. Comemorando três anos de atuação em 2019, o grupo já produziu uma mostra, apresentou-se em diversos eventos pela UFMT, como o I Festival de Teatro Cenas Curtas (2018); I Encontro Mato-Grossense de Artes Cênicas, em parceira com IFMT, Unemat, e UFMT; “Factóide” (2018) e participou do Festival Internacional de Curitiba no mesmo ano. Em 2019, estreou o seu mais novo projeto, “Cápsulas de Humor”, sucesso de público no Espaço Mosaico.

Serviço

II Festival de Teatro Cenas Curtas
Quando: 15 e 16 de maio
Horário: 20h
Local: Teatro Universitário da UFMT-Cuiabá
Entrada: 1 Litro de Leite
Mais informações: (65) 99947-5181
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet