Olhar Conceito

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

bonecos

Companhia leva teatro de lambe-lambe para praças e ruas de Mato Grosso

Companhia leva teatro de lambe-lambe para praças e ruas de Mato Grosso
Saindo da estrutura tradicional do teatro e entrando em uma caixinha, com personagens em miniatura, a companhia de teatro Pé de Pano leva espetáculos de lambe lambe para praças e ruas de Chapada dos Guimarães e outras cidades de Mato Grosso.

Leia também:
Artistas de Cuiabá realizam espetáculo beneficente em prol de Moçambique

“As histórias de Lambe Lambe saem do macro, dessa coisa de não caber mais dentro do corpo, até entrar dentro de um teatro em miniatura em uma caixinha, que você conta como um segredo”, revela Liudmila Diaz, integrante da Companhia, que há três anos faz teatro de boneco.
 
Atualmente, a ‘Pé de Pano’ possui duas caixas que contam as histórias de “Luchin”, um garoto que vive uma situação de tamanha vulnerabilidade social e “Faísca”, o artista mais amado e mais odiado das ruas.
 
Todo segundo sábado do mês, a companhia está na Feira de Sustentabilidade de Chapada dos Guimarães, e aos domingos na feira do Parque Nacional de Chapada, onde as caixas são atrações para crianças e adultos.
 
Para além do teatro de bonecos, a companhia possui um espetáculo chamado “Contos da nossa terra”, que traz narrações de histórias de Mato Grosso e faz mediação de leituras, levando o acervo de 180 livros para inserir a literatura em lugares inusitados e intervenções com a boneca híbrida “Carmem”, uma cigana.
 
Marcada pelo desgaste de sua vida itinerante e pelo preconceito, Carmem interage com o público barganhando histórias, trazendo questionamentos reflexivos sobre as diversas formas de viver a vida e aguçando as percepções do público com cheiros e sabores das especiarias que carrega consigo.
 
A companhia, que surgiu da vontade e necessidade de trabalhar arte e educação de forma itinerante, já viajou bastante pelas estradas de Mato Grosso nos seus oito anos de vida.

Durante os meses de março e abril, esteve em turnê com o “SESC-MT Itinerante”, visitando as unidades de Poconé, Rondonópolis e Cuiabá, além de feiras e escolas nos municípios Nossa Senhora do Livramento, Barão do Melgaço e Santo Antônio do Leverger.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet