Olhar Conceito

Quarta-feira, 19 de junho de 2019

Notícias / Comportamento

“Antes eu não caminhava, eu arrastava chinelo", diz viúvo que pratica musculação aos 89 anos

Da Redação - Thaís Fávaro

17 Mai 2019 - 17:05

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

“Antes eu não caminhava, eu arrastava chinelo
Francisco Sanches tem 89 anos, é natural de Nova Friburgo (RJ) e vive em Cuiabá há 22. Dentista por formação e com mais de 60 anos de experiência profissional, Francisco viu sua vida mudar drasticamente em outubro de 2018, após a morte da esposa, Maria Nistal, com quem viveu 58 anos e teve três filhos. Desanimado e com a saúde debilitada, ele começou a frequentar uma academia a pedido de um dos filhos e recuperou a saúde e a vontade de viver.

Leia mais
Treinador Gil Melo explica sobre o método da pré-exaustão 
 
Francisco precisou encerrar suas atividades como dentista no início de 2018 para se dedicar ao tratamento de saúde da esposa. Ela precisou ser internada após sofrer uma queda em casa e quebrar a bacia e o fêmur e após passar por cirurgia, desenvolveu um problema renal e posteriormente um problema pulmonar. Foram seis meses entre diversas internações e complicações em seu quadro clínico, até que no dia 15 de outubro de 2018 ela faleceu.

O tempo sem exercer nenhuma atividade física e a preocupação com a saúde da esposa fizeram com que Francisco ficasse com a saúde bastante debilitada, perdendo massa muscular, equilíbrio, cansaço físico, dor nas pernas e na coluna. “Perdi o ânimo pela vida”, diz.

“Fiquei desolado, eu estava o tempo todo ali com ela, quando ela se foi eu não saber o que fazer da minha vida. Todos me deram suporte e apoio para conviver com esse vazio inicial. Meu filho Flávio, percebendo meu desânimo, apareceu em casa com roupas para esporte, dizendo que precisava sair de casa, conversar com as pessoas. Nesse momento ele me levou para a academia para conhecer o local, pois segundo ele no outro dia já iniciaria as atividades físicas”, afirma.



Já nos primeiros dois meses praticando exercícios físicos regularmente, Francisco sentiu uma grande diferença em seu condicionamento físico. “Antes eu não caminhava, eu arrastava chinelo. Vinha para a academia andando com muita dificuldade. Hoje eu já percebo o quanto eu estou evoluindo. Antigamente eu acordava, sentava na cama e segurava na cabeceira para levantar e ainda assim com muita dificuldade. Hoje eu acordo, sento na cama, faço minha oração e já levanto para fazer minhas atividades sem dor, sem nada”, afirma.

Com todos os filhos formados e atuando na área da saúde, Francisco se tornou um incentivo para toda a família. “Eu nunca fui muito esportista, no máximo era a natação que eu fazia duas vezes por semana por lazer. Eu não tinha noção do que era uma academia, nunca tinha frequentado nenhuma, chegar aqui e ver essa moçada se esforçando para melhorar a saúde e a capacidade física até anima a gente”, diz.



A pratica de exercício físico na terceira idade é importante para reduzir os danos causados pelo tempo como a perda de tônus muscular, perda de equilíbrio, enfraquecimento dos músculos, entre outros. É preciso de acompanhamento profissional para evitar fraturas ou qualquer tipo de complicação.

Muitas vezes a falta de informação leva o público da terceira idade a acreditar que não é possível praticar atividade física de maior intensidade devido a idade. Os benefícios vão além da estética, prolongam o tempo de vida, devolvem a saúde e a disposição.

Francisco está treinando há seis meses na Academia de Fisiculturismo de Cuiabá (AFC), cinco vezes por semana. Ele se divide entre caminhadas e musculação, sempre com acompanhamento de um profissional capacitado e credenciado. “Agradeço a toda equipe de instrutores, principalmente ao Igor e ao Thiago, que estão diretamente ligados a mim, pela dedicação e profissionalismo no desempenho de suas funções”.



“A busca pela saúde não tem idade certa, a idade é a gente que faz. Se você se dispõe a fazer alguma coisa não importa se você é jovem ou idoso, você consegue fazer”, afirma.
 

62 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Diana Lúcia
    20 Mai 2019 às 09:43

    Que exemplo bonito Sr. Francisco! A atividade física regular previne doenças físicas e mentais, sendo a musculação a mais completa e necessária. Faço a 2 anos e três meses, reduzi muito os remédios para dores musculares e voltou a força muscular. Hoje minha qualidade de vida é muito melhor e me sinto bem mais feliz!

  • Rubens
    19 Mai 2019 às 13:47

    Isso mesmo seu Francisco, o maior prazer da vida é viver a vida, não importa a idade, nosso corpo foi construído para movimentar-se, continue assim.

  • Sidney da Silva Cardoso
    19 Mai 2019 às 12:12

    Tenho 65 anos ganhando massa magra de dois em dois meses. O importante é se sentir capaz de fazer as coisas e não vou parar, enquanto vida tiver. Parabéns a esse Senhor!

  • Ceiça
    19 Mai 2019 às 11:36

    Nossa!! que maravilha.

  • Ana Maria
    19 Mai 2019 às 08:35

    Gostei do seu desempenho e de seu filho te incentivando a ter uma vida. Parabéns.

  • joao domingos justo pita
    18 Mai 2019 às 20:14

    Nunca é tarde para começar, a prova está aí, só lamento, que logo os políticos irá aumentar mais uma vez a idade para aposentadoria, enquanto eles sentados ganhando de 30 para mais, podem vejam podem ficar até 75 anos conforme é no STF,

  • Cláudio p. Costa
    18 Mai 2019 às 17:54

    Concordo plenamente !!!

  • muito louco
    18 Mai 2019 às 16:35

    Concordo. Eu tive um AVC isquemico, fiz Pilates 3,5 anos e agora faço musculação 3 vezes por semana. Estou ótimo.

  • muito louco
    18 Mai 2019 às 16:35

    Concordo. Eu tive um AVC isquemico, fiz Pilates 3,5 anos e agora faço musculação 3 vezes por semana. Estou ótimo.

  • ISOLETE BURIGO
    18 Mai 2019 às 15:58

    Parabéns seu Francisco ,, eu admiro demais o senhor é seu filho que te motivou, também faço academia e seu a importância que tem pra nossa saude, obrigado pelo exemplo bljs

Redes Sociais

Sitevip Internet