Olhar Conceito

Segunda-feira, 20 de maio de 2019

Notícias / Comportamento

Assembleia e CVV lançam documentário para divulgar lei de combate ao suicídio

Da Redação - Isabela Mercuri

15 Mai 2019 - 10:50

Foto: Assessoria

História de Alan é contada no vídeo

História de Alan é contada no vídeo

A Assembleia Legislativa lançou um documentário para divulgar a Lei Estadual 10.598/2017, que institui uma Política Estadual de Combate ao Suicídio. Contando a história do empreendedor Social e autor do livro "Tenho Depressão. E agora?", Alan Barros, o vídeo já está em divulgação.

Leia também:
Com depressão e desnutrição, ator André de Lucca é internado e amigo nega tentativa de suicídio

Alan, hoje, é coach em Psicologia Positiva em casos de Depressão e Ansiedade e tem usado sua experiência para ajudar pessoas com a doença a encontrar soluções e apoio para superar a depressão e o Transtorno de Ansiedade. Sua história foi a principal contada no documentário.

A cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo. Em 2015, cerca de 800 mil pessoas tiraram a própria vida, entre crianças, jovens e adultos. No documentário, participam, além de Alan Barros, a psicóloga Flávia Haddad e a coordenadora do Centro de Valorização da Vida (CVV). A Lei divulgada busca conscientizar as pessoas de que o preconceito à depressão prejudica a situação dos que estão acometidos pela doença, e é a causa principal de suicídios.

Alan, o ‘personagem principal’, conta que no início foi diagnosticado apenas com depressão. “Como não me cuidei, acabou evoluindo para Transtorno Depressivo-Ansioso, ou seja, Depressão e Ansiedade no mesmo quadro. Hoje meu propósito de vida é transformar a minha dor em Amor na vida do outro, ou seja, mostrar para as pessoas como respeitar as suas dores e transformarem em amor".

Há cinco anos, ele criou o projeto “Tenho Depressão. E Agora?” que visa ajudar pessoas com a doença a buscar ajuda, e principalmente levar a compreensão sobre a doença não só para a pessoa acometida por ela, mas também para as que convivem com quem está doente e que não conseguem compreender o que acontece.

O empreendedor também escreveu um livro “Tenho Depressão. E Agora?”, que foi lançado em agosto de 2018, tem um canal do Youtube e criou um Grupo de Apoio Terapêutico chamado ‘#Fale’, que é gratuito e destinado a todos aqueles que sofrem com depressão, ansiedade e outras doenças emocionais. Além disso, sonha criar uma casa de apoio para ajudar pessoas com depressão.

“Eu só descobri a cura quando me amei de verdade. Hoje em dia eu me amo com os meus defeitos. Sinto-me perfeito e cheio de defeitos. E a partir do momento em que eu aceitei isso, iniciei o processo de superação”, afirma.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Jesus luz
    15 Mai 2019 às 12:17

    É o CV que se soma ao CVV. Combinação perfeita

Redes Sociais

Sitevip Internet