Olhar Conceito

Quarta-feira, 26 de junho de 2019

Notícias / Diversão e Lazer

Prefeito entrega novo parque com mais de 30 mil m² na região da Morada do Ouro; veja fotos

Da Redação - Thaís Fávaro

17 Mai 2019 - 14:27

Foto: Davi Valle

Prefeito entrega novo parque com mais de 30 mil m² na região da Morada do Ouro;   veja fotos
Inaugurado na noite de quinta-feira (16), o Parque da Nascente Yone de Azevedo Campos, possui uma área de aproximadamente 30 mil m². O espaço está localizado entre os bairros Morada do Ouro I e II e passou por um completo processo de transformação para alinhar lazer e preservação ambiental com a plantação de mais de 1.500 mudas de árvores nativas. Participaram da solenidade de entrega o ex-governador de Mato Grosso e ex-prefeito de Cuiabá, Frederico Campos, que aos 92 anos, fez questão de prestigiar o evento.
 
Leia mais
Área usada para depósito de lixo é transformada em parque que será entregue hoje
 
Do local, foram retirados mais de 100 caminhões de lixo, que soterravam a nascente do Córrego Gumitá. O processo de mudança, contou ainda com a construção de uma pista de caminhada, academia ao ar livre, playground, espaço para pets (ParCão), e uma grande passarela de contemplação. Ainda foram executados os serviços de iluminação, jardinagem e paisagismo, instalação de bancos e lixeiras, e recuperação das vias no entorno.
 
“Este é o conceito da nossa gestão. Democratizar o conceito de qualidade de vida, que essas áreas de lazer oferecem para a população. Os grandes parques já existentes são maravilhosos, mas atingem uma população restrita. Por outro lado, Cuiabá possui várias áreas lindas, que podem ser mais bem utilizadas. Fiz o compromisso de expandir esses espaços e levá-los para mais próximo da daquele morador que reside em bairros afastados da região central”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.
 
A construção aconteceu por meio de parceria entre Prefeitura de Cuiabá, Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), Águas Cuiabá, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Ação Verde e o Poder Judiciário, representado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam). “Entregamos mais um grande presente para Cuiabá. As pessoas poderão, com toda segurança e tranquilidade, fazer exercícios físicos, interagir socialmente e contemplar uma linda paisagem”, comentou o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.
 
De acordo com o promotor da 17ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural, Gerson Barbosa, idealizador do projeto Água Para o Futuro, a entrega do parque pode ser considerada histórica. Segundo ele, a recuperação da nascente do Córrego Gumitá, mapeada pelo projeto como Nascente 83, foi o ponto de partida para novas intervenções nos outros 215 mananciais já identificados.
 
“Lembro-me que Cuiabá possuía mais de 50 córregos propícios para banho e hoje temos menos de 20. O Água Para o Futuro tem buscado mudar essa realidade. O poder público está fazendo sua parte, mas é necessário que a população também entende seu papel dentro do processo de preservação. Esperamos que, com esse trabalho, o cidadão aprenda a preservar outras áreas”, pontuou o promotor.
 
O nome

O Parque da Nascente – Yone de Azevedo Campos, além de fazer referência ao manancial existente no o local, presta uma homenagem a uma importante figura na história de Cuiabá. Nascida em 12 de dezembro de 1925, na Cidade de Campos-RJ, Yone de Azevedo Campos, foi casada com o ex-governador de Mato Grosso e ex-prefeito de Cuiabá, Frederico Campos.  Como primeira-dama, tornou-se uma das pioneiras em criação de políticas sociais.

Com uma trajetória marcada pela força, sabedoria e solidariedade, atuou, de 1979 a 1983, como secretária da Fundação de Promoção Social, no Governo do Estado de Mato Grosso. Posteriormente, de 1989 a 1992, deu continuidade ao trabalho, na Prefeitura de Cuiabá. Yone de Azevedo Campos faleceu no dia 13 de abril de 2000, deixando dois filhos, que são Frederico Carlos Soares Filho e Newton Azevedo Soares Campos.

A solenidade de inauguração contou com a presença dos secretário municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanos, Juares Samaniego, de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues, de Planejamento, Zito Adrien, de Fazenda, Antônio Roberto Possas de Carvalho, de Ordem Pública, Leovaldo Sales, de Inovação e Comunicação, Fausto Olini, e de Agricultura Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques.

A Câmara Municipal de Cuiabá foi representada pelos vereadores, Misael Galvão, Marcos Veloso, Mario Nadaf, Advair Cabral, Orivaldo da Farmácia, Luis Claudio e Adilson Levante. Além disso, estiveram presentes o diretor geral da Águas Cuiabá, Luiz Fabrianni, representantes do Poder Judiciário e lideranças comunitárias.
 

7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • ronald
    18 Mai 2019 às 09:11

    Concordo com padua, vai ver que este tal de daniel deve ser um daqueles que mal trata os animais. Vemos verificar.

  • Marcelli Pontes
    17 Mai 2019 às 19:04

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • João
    17 Mai 2019 às 18:10

    Concordo com o Gomes a lagoa encantada está abandonada.

  • antonio pádua
    17 Mai 2019 às 17:29

    Lamento muito o que o DANIEL esta falando. Este infeliz nuca teve cachorro na vida para criticar um espaço justo para eles. Obrigado Emanuel, viva todos os CACHORROS DO BRASIL.

  • Vanua
    17 Mai 2019 às 17:17

    O parque da família está deserta, pois não há nenhuma forma de segurança. Não existe policiamento! O que adianta?

  • Gomez
    17 Mai 2019 às 16:18

    Muito bom prefeito, morado do ouro deve dar muitos votos pra vc, enquanto isto a lagoa encantada do cpa 3 continua abandonada, um espaço que seria muito mais util a população do cpa e bairro vizinhos, quem sabe um dia o cpa possa ser lembrada. POPULAÇÃO DO CPA NÃO ESQUEÇA DESSES EVENTOS ONDE NÓS SOMOS ESQUECIDOS.

  • Daniel
    17 Mai 2019 às 15:11

    É uma pena que as áreas reservadas aos cachorros, são maiores que o destinado para as crianças. É assim no Parque da Família, agora nesse parque.

Redes Sociais

Sitevip Internet