Olhar Conceito

Notícias / Artes visuais

Companhia de Goiânia traz espetáculo de dança baseado em artista plástico a Cuiabá

Da Redação - Isabela Mercuri

31 Mai 2019 - 14:13

Foto: Da Assessoria / Lu Barcelos

Companhia de Goiânia traz espetáculo de dança baseado em artista plástico a Cuiabá
O grupo Ateliê do Gesto, de Goiânia, vem a Cuiabá nos próximos dias 7 e 8 de junho, para apresentar o espetáculo de dança ‘Natureza Morta’ no Sesc Arsenal, sempre às 20h. A entrada é franca, mas o grupo pede que o público leve livros para serem doados às bibliotecas ‘Saber com Sabor’.

Leia também:
Secretaria de Cultura lança edital com prêmio total de R$ 900 mil para instituições do Estado
 
Livremente inspirado na vida e obra do artista plástico Farnese de Andrade, o ‘Arquiteto da Dor’, ‘Natureza Morta faz um diálogo com o barroco e suas riquezas de linguagem, e propõe uma reflexão sobe as relações no mundo. Para isso, dois homens sao colocados em um mesmo espaço, onde investigam questões da essência humana.
 
O grupo ‘Ateliê do Gesto’ nasceu da vontade de João Paulo Gross e Daniel Calvet de pesquisar o corpo, tendo como ponto de partida o movimento e a construção dramatúrgica em cena. O primeiro espetáculo, ‘O Crivo’, foi em 2015, ganhou o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015, o Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2015, e circulou pelas cinco regiões do Brasil, além de passar por três festivais na República Tcheca, no festival LOFT no Chile e levar o grupo a receber o Diploma de Destaque Cultural em 2017 pelo governo de Goiás.
 
Sobre o espetáculo que será apresentado em Cuiabá, segundo o diretor João Paulo Gross as ideiais de transitoriedade se entrelaçam à vida e obra do artista plástico. “Buscamos a memória fragmentada que Farnese guardava em caixas e oratórios, representada em forma de pedaços de bonecas e santos, ex-votos e fotos ‘das gentes’  do Triângulo Mineiro, e comparando à nossa, a do indivíduo do século XXI”, explica.
 
“Não é originalmente barroca, mesmo porque Farnese não pertenceu, tampouco gerou  um  estilo, uma escola ou movimento. É singular. Mas até mesmo por ter como origem a ‘tradicional família mineira’, cercada de conservadorismo, cerimônia e dogmas religiosos, Farnese é contemporâneo por excelência e barroco na sua essência”.
 
Acessibilidade
 
Na circulação por cidades brasileiras, o Ateliê do Gesto encena o espetáculo em espaços que possuem recursos de acessibilidade à população com mobilidade reduzida. Como se trata de um espetáculo de dança a população com deficiência auditiva não é impossibilitada de assistir e desfrutar do espetáculo pois sua questão (do espetáculo Natureza Morta) está nas imagens, gestos e visualidades produzidas pelos corpos em movimento.
 
Já para a população com deficiência visual será oferecido recurso de audiodescrição, com o objetivo de facilitar o entendimento do conteúdo não-verbal às pessoas com deficiência visual. 
 
Serviço
 
Natureza Morta – Cia Ateliê do Gesto
Datas: 07 e 08 de junho de 2019 (sexta e sábado)
Horário: 20h
Entrada: Gratuita*
Retirada de ingressos na bilheteria do teatro, 1h antes do espetáculo
Ingressos limitados à lotação da casa.
*Campanha: Participe da campanha e doe um livro.
“A entrada para o espetáculo é franca, mas pedimos a você que leve um livro literário, usado ou não, para o teatro. Os livros arrecadados serão doados para a rede Biblioteca Saber Com Sabor”
Classificação indicativa: 14 anos
Duração do espetáculo: 45 min
Haverá serviço de áudio-descrição disponível.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet